Até sexta-feira (31/12), Belo Horizonte aplicará a vacina da dose de reforço contra a COVID-19 em pessoas com comorbidades na faixa etária entre 18 e 59 anos. Nesta segunda (27/12), os convocados para a vacinação são as pessoas do público entre 55 a 59 anos.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para tomar a dose extra o intervalo da última aplicação precisa ter completado quatro meses.
No posto de vacinação do Centro de Saúde do Bairro Cachoeirinha, a reportagem conversou com uma pessoa que foi tomar a dose de reforço na manhã desta segunda-feira.
Leia Mais
''Melhor presente'', comemoram vacinados na véspera de NatalCOVID-19: Minas Gerais não vai exigir prescrição para vacinar criançasVacina com prescrição médica para as criançascoronavirusbh'Vacinar não é mais que a obrigação de cada um', diz vacinado em BHIdosa morre após extrair dente em clínica no Bairro Nazaré, em BHSintomas gripais levam população a lotar UPAs de Belo HorizonteNo posto de vacinação do Centro de Saúde do Bairro Cachoeirinha, a reportagem conversou com uma pessoa que foi tomar a dose de reforço na manhã desta segunda-feira.
“Eu tenho que lidar com muitas pessoas diariamente e tenho pressão alta, me sinto mais seguro e tranquilo com esta dose de reforço”, conta o motorista de carro particular Renato Sabino Dos Santos, de 59 anos.
Em relação às medidas de proteção o motorista comentou: "Acho que mesmo depois de tomar as vacinas, as pessoas deveriam manter os cuidados. Principalmente o uso de máscara e álcool em gel, que são fundamentais e protegem muito. Afinal de contas, não adianta vacinar e não se cuidar."
Questionado se a pandemia está reduzindo, Renato foi enfático. "Em geral, acho que não está diminuindo, principalmente na Europa, onde a nova variante já está em estado crítico. Mas não se pode negar que já houve uma melhora no número de pessoas infectadas no Brasil.”
Para se vacinar é preciso levar o cartão de vacina, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e documento oficial com foto.
Os critérios e orientações para aplicação da vacina contra COVID-19 em pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, síndrome de Down, gestantes e puérperas estão disponíveis no portal da prefeitura.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos, e extras, das 8h às 16h30, para pontos de drive-thru.
Para saber os postos de vacinação disponíveis para a dose de reforço, basta acessar o link.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas devem sempre checar os endereços disponibilizados no portal da prefeitura antes de se deslocar aos pontos de imunização.
Matéria em atualização.
Matéria em atualização.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.