Jornal Estado de Minas

RASTRO DE DESTRUIÇÃO

Temporal com ventos de até 77 km/h derruba postes e árvores em Juiz de Fora

Com ventos de até 77 km/h, um temporal acompanhado de uma chuva de granizo em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, provocou quedas de postes e árvores, alagamentos, interdições de vias e apagões em diversos pontos da cidade na tarde desta segunda-feira (27/12).




 
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam as regiões da cidade que tiveram maior volume de chuvas. São elas: Centro (34,69 mm) e os bairros Monte Castelo (34,9 mm), São Pedro (32,1 mm) e Lourdes (30,9 mm).
 
 
 
 
 
Já o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ocorrências de quedas de árvores. Duas delas aconteceram no Bairro São Pedro, na Rua José Lourenço e na Estrada Gentil Forn – que, inclusive, ficou com vários postes caídos e espalhados pela via. Outra árvore também caiu na Rua Tiradentes, no Centro.
 
Temporal derrubou vários postes na Estrada Gentil Forn, à esquerda, e uma das árvores que caiu interditou a Rua Tiradentes, no Centro (foto: Redes sociais/Reprodução)
 
Até as 19h40, a Defesa Civil registrou cinco ocorrências em função das chuvas e ventos fortes. Foram quatro de destelhamento nos bairros Milho Branco, Monte Castelo, Alto Grajaú e Centenário. Neste último, também foi registrado um desabamento de muro de divisa.




 
Procurada pela reportagem, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) disse que, em função da tempestade no município, houve aumento significativo de atendimentos emergenciais. Nesse sentido, os principais bairros atingidos com a falta de energia foram: Linhares, Grama, Nossa Senhora Aparecida, Santa Terezinha, Mariano Procópio, Jardim Glória, Santa Helena e o Condomínio Granville.
 
Ainda conforme a Cemig, a região Central de Juiz de Fora também registrou um apagão. O Corpo de Bombeiros confirmou que pessoas chegaram a ficar presas dentro de elevadores em prédios no Centro da cidade.
 
Os municípios de Bicas, Chácara, Maripá de Minas, Guarará, Pequeri e Senador Cortes também ficaram sem luz.
 
“Neste momento, temos cerca de 40 profissionais, entre engenheiros, técnicos e eletricistas trabalhando nos reparos das estruturas que foram danificadas por árvores, telhas e objetos que atingiram a rede elétrica. Boa parte dos clientes que tiveram o fornecimento de energia interrompido já foram religados”, explicou a companhia em nota à reportagem, por volta das 18h30.




 
Por fim, a empresa também disse que está mobilizando uma força-tarefa para os atendimentos. Com isso, a previsão é que o número de profissionais envolvidos chegue a 120 no decorrer dos trabalhos.
 
Segundo a prefeitura da cidade, equipes da administração municipal estão dando apoio ao Corpo de Bombeiros e à Cemig.
 
Conforme um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e válido até as 22h desta terça-feira (28/12), a probabilidade de novas tempestades – acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h – é alta em toda a região da Zona da Mata mineira.

audima