O número de animais resgatados pela Polícia Militar de Meio Ambiente na região de Ituiutaba, no pontal o Triângulo Mineiro, cresceu em 2021. Antes mesmo do fim do ano, um balanço informado pela corporação aponta mais casos do que em todo o ano passado. Os registros mais comuns são de aparecimento de animais silvestres no período urbano.
Até agora são 82 animais resgatados contra 74 em todo o ano de 2020. Os dados são do 3º Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente sediado em Ituiutaba e que abrange ainda os Municípios de Ipiaçu, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Canápolis e Centralina. Os números são relativos ao recolhimento de animais vivos.
Leia Mais
Carro da Vacina contra COVID-19 chega a mais duas regionais em ContagemApós denúncia, Procon apreende 300 ingressos do falso show de João GomesApós quase um mês, Minas volta a registrar mais de mil casos por COVID-19Bombeiros resgatam cobra de 4 metros em ItuiutabaBarranco desmorona e duas pessoas ficam soterradas em IbiritéDe acordo com a PM de Meio Ambiente o fato de haver mais animais silvestres em ambientes urbanos se dá “pela expansão dos centros urbanos, (o que leva à) perda de habitat natural, o que provoca a fuga destes animais em busca de alimento, água e abrigo”.
Os animais resgatados são avaliados por médicos veterinários e, se aptos, retornam ao seu habitat natural. Já os animais que exigem maior tempo de reabilitação são encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS).
Animais mortos
Outro fator grave apontado pela PM é que muitos animais silvestres são encontrados mortos em rodovias. Números sobre esse tipo de situação são imprecisos, pois na maioria das vezes não são registrados.
Quando possível, eles são recolhidos e passam pela técnica de taxidermia e se torna mais uma ferramenta nas atividades de Educação Ambiental.