Nesta terça-feira (28/12) a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convocou para a vacinação contra a COVID-19 o público de 50 a 54 anos com comorbidades. Essa faixa etária está recebendo a dose de reforço. Há também pessoas de outros grupos que ainda estão tomando a dose extra.
De acordo com a PBH, para tomar a dose extra o intervalo da última aplicação precisa ter completado quatro meses.
"Uma sensação de alívio e dever cumprido. Afinal vacinar e fazer sua parte não é mais que uma obrigação de cada um. Não só pensando em si, mas no próximo também”, comenta o educador físico João Carlos De Souza, de 35 anos, que estava no posto de vacinação da UFMG.
Para Wilde Vieira, de 61 anos, a vacina é sinônimo de segurança.
Para João Carlos, a pandemia está mais controlada, quando comparada a 2020. "Acho que em relação ao ano anterior reduziu bastante, principalmente as mortes. Mas os cuidados devem permanecer. Se cada um fizer sua parte, saíremos bem das festas de final de ano”, diz.
Em contrapartida, Wilde Vieira acha que pensar na diminuição da pandemia é perigoso: “Vendo como estão outros países, com lockdowns, restrições e novas cepas do vírus, acho que a pandemia não está diminuindo. As pessoas deveriam continuar tomando todos os cuidados, porque os dados ainda são alarmantes”.
Para se vacinar, é preciso levar o cartão de vacina, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e documento oficial com foto. Os critérios e orientações para a aplicação da vacina contra COVID-19 em pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, síndrome de Down, gestantes e puérperas estão disponíveis no portal da Prefeitura.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos, e extras, das 8h às 16h30, para pontos de drive-thru.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas devem sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.