Nesta terça-feira (28/12), Belo Horizonte registrou altos índices de chuva, com granizo e pontos de alagamento e obstrução na cidade. Ao que tudo indica, os temporais devem se repetir nesta quarta-feira (29/12) na capital. É o que aponta o meteorologista Ruibran dos Reis, da Climatempo. Segundo ele, inclusive, há possibilidade de chuva de granizo novamente.
Leia Mais
Igrejas passam a ser consideradas serviço essencial em BHCOVID-19: Varginha sofre aumento de casos e atendimentos de síndrome gripalTarifa de ônibus pode subir em Pedro Leopoldo e moradores ficam revoltadosChuva de granizo e temporal provocam estragos em BHAtenção: BH tem alerta de chuva com possibilidade de granizoApós inundações na Bahia, meteorologia prevê chuvas fortes no Sudeste; entendaTrechos traiçoeiros marcam acessos às atrações mineirasMinas Gerais implementa carteira de identidade do autistaA formação de granizo se dá em razão das altas temperaturas em Belo Horizonte nos últimos dias, aliada à alta umidade do ar. “A temperatura máxima na capital nesta terça-feira foi de 32,1°C. A umidade relativa do ar mínima foi de 39%, o que favorece a formação de temporais para essa época do ano, formando nuvens cumulonimbus, nuvens que causam raios e no interior delas têm muito granizo.”
“Como a temperatura está muito elevada e tem muita umidade, se formaram vários aglomerados de nuvens nas regiões Oeste e Sul do estado, que estão se deslocando para a Região Central. Então, essa possibilidade de chuva de granizo existe, mas seriam pedrinhas de pequena intensidade, nada significativo. O comum nessa época do ano são temporais isolados com muitos raios”, explica.
Já nos próximos dias, a tendência é a mesma, aponta o especialista. A pressão atmosférica tende a cair no litoral da Região Sudeste, entre o Rio de Janeiro e São Paulo, o que deve formar uma frente fria e trazer chuvas significativas para Minas Gerais, principalmente para as Regiões Sul, Oeste e Triângulo.
“Uma chuvarada vai acontecer, e isso também no início de 2022, tanto no Sul de Minas quanto na Região Oeste. Na Região Metropolitana, a previsão é de pancadas de chuvas nos próximos dias. A temperatura cai um pouco, a máxima deverá ficar entre os 25°C, 26°C. E deve ter chuvas durante a passagem de ano na capital.”
CUIDADOS
Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta que as pessoas procurem um lugar seguro para se alojarem e que não permaneçam em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos. Também pede para que as pessoas não fiquem no alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica. Não é recomendável estacionar debaixo de árvores.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.