As fortes chuvas em Salinas, no Norte de Minas, deixaram um rastro de destruição na cidade. Segundo a Defesa Civil local, até o momento, mais de 1 mil famílias estão desabrigadas e 24 desalojadas. Na madrugada desta quarta-feira (29/12), a chuva continuou e deixou as ruas tomadas por lama.
O Rio Salinas, que corta a cidade, transbordou e a situação preocupa as autoridades. Militares do Corpo de Bombeiros e equipes da Defesa Civil Municipal estão se mobilizando para socorrer as famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas. Vídeos de moradores da região mostram a situação da cidade, debaixo d'água. Assista:
A Defesa Civil informou que três pontes foram interditadas. As águas do Rio Salinas invadiram o Lar Santa Clara, que abriga idosos. Na madrugada dessa terça-feira (28/12), os internos foram levados para o ginásio poliesportivo da cidade.
A Prefeitura de Salinas informou que choveu aproximadamente 130 milímetros entre segunda-feira (27/12) e terça-feira (28/12). A chuva contribuíram para que as águas do Rio Salinas invadissem algumas áreas residenciais e comerciais, inclusive na área central da cidade. A força das águas arrastou um caminhão e até mesmo postes de energia elétrica, conforme relatos de moradores.
O governador Romeu Zema (Novo) visita a cidade, nesta quarta-feira (29/12), para acompanhar as operações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil no município. Outras cidades próximas também estão na agenda do chefe do Executivo estadual: Rio Pardo de Minas e Porteirinha. No início da tarde, Zema fará coletiva de imprensa.
“Precisamos urgentemente de: alimentos não perecíveis; garrafas de água; roupas masculinas, femininas e infantis; fraldas descartáveis; lençóis e cobertores”, pediu a Prefeitura de Salinas por meio das redes sociais.