Minas tem 130 casos confirmados da variante Ômicron até nesta quarta-feira (29/12) e outros 14 casos estão sendo investigados com suspeita da nova cepa. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Leia Mais
Após quase um mês, Minas volta a registrar mais de mil casos por COVID-19Três casos da variante ômicron são confirmados no Centro-Oeste de Minas Lavras confirma casos da variante ômicron em grupo de empresárioscoronavirusmgVeja o boletim de casos e mortes por COVID-19 em MG desta quinta (30/12)Variante ômicron já é responsável por 31% dos casos de COVID no PaísLeitos UTI para COVID funcionam em novo local em Betim'Deveriam acreditar fortemente no que a ciência diz', afirma vacinada em BHCOVID-19: Sul de Minas registra queda de mortes pela quarta semana seguidaDe acordo com a SES-MG, entre os casos positivos do estado, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou contato com caso confirmado da nova variante ou algum viajante que tenha chegado do exterior.
Com o número de confirmações e a distribuição dos casos por território, já é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Ômicron no estado.
A idade das pessoas cujos casos de ômicron foram confirmados no estado varia entre 05 e 68 anos, com mediana de 36 anos. São 69 casos no sexo feminino (53,1%), 60 casos no sexo masculino (46,2%) e um sem informação (0,8%).
Todos os casos são leves, sem necessidade de internação hospitalar, apenas com isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários.
A SES-MG enfatiza a importância da vacinação contra COVID-19 (esquema completo e dose de reforço), bem como as recomendações sanitárias, como usar corretamente as máscaras, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações.
*Estagiária sob supervisão do editor Benny Cohen
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.