O Centro de Cuidados Intensivos para COVID-19 de Betim, O Cecovid, foi transferido para um novo local. A unidade, que estava instalada desde abril de 2020 no prédio do Centro Materno-infantil, está funcionando agora em um salão próprio dentro do Hospital Público Regional de Betim (HPRB). O novo local que chamará Cecovid 5 tem capacidade para 26 leitos de UTI e, inicialmente, 10 estão ativos.
O Cecovid 5 foi instalado no antigo salão de hemodiálise do Hospital regional, cujo serviço foi transferido para o antigo Betim Shopping. O local passou por uma reforma e foi todo adequado para receber os leitos de UTI, como a troca e ampliação da tubulação de gases medicinais, da parte elétrica e hidráulica, instalação de ar condicionado, reforma e adequação dos banheiros.
O Cecovid 5 conta com 26 leitos de UTI com equipamentos de última geração, com ambiente todo climatizado, com uma ala isolada com oito leitos e dois leitos individuais de isolamento. Conta ainda, com cinco leitos preparados para pacientes que necessitem de diálise no leito, área administrativa e de apoio técnico.
Segundo o secretário municipal de saúde, Augusto Viana, o Cecovid 4, instado desde abril de 2020 no prédio do Centro Materno-infantil, foi uma das principais ações da Prefeitura de Betim no combate à Pandemia do coronavírus. A unidade tinha capacidade instalada para receber até 170 de UTI para o atendimento de pacientes com quadro grave da COVID-19.
“No pior momento da Pandemia, o Cecovid 4 chegou a ter 130 leitos de UTI ativos, com 96% de ocupação. Hoje, conseguimos virar mais uma das páginas do enfrentamento à COVID. Com o avanço da vacinação e a consequente redução dos casos graves da doença no município, foi possível transferir o Cecovid para o novo local e liberar o espaço para inauguração do Centro Materno-infantil,” afirmou o secretário.
Atualmente, segundo o boletim epidemiológico divulgado nessa terça-feira (28/12), há 33 casos sendo acompanhados, mas não há pessoas internadas com a COVID-19 no SUS Betim.
Novo Centro Materno-infantil é inaugurado
O Centro Materno-infantil (CMI) foi entregue nesta quarta-feira (29/12) e começará a receber as mulheres em trabalho de parto e os bebês que nascerem a partir da quinta-feira (30/12). A nova unidade reunirá, em um único lugar, todos os serviços que hoje são prestados pela Maternidade Pública Haydée Espejo Conroy e pela maternidade do Hospital Público Regional de Betim.
O CMI atenderá uma demanda de cinco mil partos por ano dos 13 municípios da região de saúde de Betim.