Os convocados para tomar a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 em BH nesta quarta-feira (29/12) sao os belo-horizontinos de 42 a 49 anos, com comorbidades.
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para tomar a dose extra, o intervalo da última aplicação precisa ter completado quatro meses.
"É uma sensação de alívio e ao mesmo tempo de pesar, ao pensar nas pessoas que não tiveram a mesma chance de se proteger contra o vírus", comenta a socióloga Ana Flávia Martins Machado, de 48 anos, que tem diabetes e se vacinou no posto da UFMG.
"Acho que as pessoaa deveriam acreditar fortemente no que a ciência diz, para a gente conseguir se livrar do vírus. É importante compreender que a prevenção e uso das medidas de proteção é um ato de pensar no coletivo também", completa Ana Flávia.
Indagada se acha que a nova variante pode gerar uma nova pandemia, a socióloga afirmou ter muito receio. "Não sei dizer se ela poderia explodir como no ano passado. Mas acredito que um jeito de combater o vírus é a conscientização das pessoas em tomar as vacinas e continuar seguindo as medidas de segurança."
Para se vacinar é preciso levar o cartão de vacina, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e documento oficial com foto.
Os critérios e orientações para aplicação da vacina contra COVID-19 em pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, síndrome de Down, gestantes e puérperas estão disponíveis no portal da Prefeitura.
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos, e extras, das 8h às 16h30, para pontos de drive-thru.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas devem sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.