A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, ficou lotada no domingo, segunda e na terça-feira (28/12). Centenas de patenses procuraram atendimento médico por causa de sintomas gripais. Segundo a prefeitura, os pacientes sintomáticos foram submetidos ao teste de COVID-19 e eles indicaram que praticamente todos os casos são de gripe.
Leia Mais
Kalil: 'Temos que seguir o exemplo do que foi feito na pandemia'COVID-19: BH convoca novas faixas etárias para dose de reforço; confira Tragédia em Brumadinho: mais uma vítima é identificada após quase 3 anosPara impedir avanço de gripe, PBH amplia horários de postos de saúdeCasos de gripe H3N2 mais do que dobram em uma semana em Minas GeraisConfira quais Centros de Saúde de BH passam a funcionar até às 23hVeja os números da COVID em Belo Horizonte nesta quarta (29/12)Na segunda-feira, o tempo de espera na UPA chegou a cerca de três horas. Segundo o governo municipal, até 24 de dezembro a demanda estava estável, sem grandes filas, contudo houve um crescimento exponencial após o feriado. Houve relatos de demora no atendimento também nos hospitais particulares.
A UPA adota o Protocolo de Manchester para classificar os pacientes de acordo com a gravidade dos sintomas, ou seja, os mais graves são atendidos primeiro.
A prefeitura recomendou que pacientes com sintomas leves procurem a Unidade de Saúde da Família (USFs) nos respectivos bairros.
Patos de Minas não dispõe, no momento, de testes para detecção da influenza (H1N1), mas devido à escalada de casos, eles serão adquiridos o mais rápido possível. Já o exame para detecção da nova cepa, H3N2, é feito em laboratório.
Existe um caso suspeito na cidade, trata-se de uma paciente que está internada na UTI. O material biológico já foi coletado e enviado para FUNED (Fundação Ezequiel Dias) em Belo Horizonte.
Existe um caso suspeito na cidade, trata-se de uma paciente que está internada na UTI. O material biológico já foi coletado e enviado para FUNED (Fundação Ezequiel Dias) em Belo Horizonte.
Outra recomendação é de que a população se vacine contra a gripe. Ele está disponível para todos, independente da idade, nos postos de saúde (7h30 às 16h30) e no ginásio do UNIPAM (8h às 18h).
COVID-19
Na tarde desta quarta-feira (29) a Secretaria Municipal de Saúde emitiu um boletim epidemiológico extraordinário alertando para o aumento de casos de COVID-19.
Regularmente o boletim é divulgado apenas uma vez por semana, na segunda-feira, mas devido ao crescimento de infecções houve uma nova edição. Em relação ao boletim anterior são 47 pessoas a mais positivadas. Não houve confirmação de mortes e não havia pacientes locais internados.
Regularmente o boletim é divulgado apenas uma vez por semana, na segunda-feira, mas devido ao crescimento de infecções houve uma nova edição. Em relação ao boletim anterior são 47 pessoas a mais positivadas. Não houve confirmação de mortes e não havia pacientes locais internados.
População deve tomar cuidado com o réveillon, alerta médico
Com a proximidade do réveillon surge a dúvida: é necessário retornar com o isolamento social? O médico de família, Dr. Everton Silva diz que cada cidadão deve analisar os riscos.
Segundo o médico, existe uma janela de cerca de dois dias entre o contágio e os sintomas da gripe. Neste período a pessoa pode transmitir o vírus às demais.
Pessoas que utilizam ônibus e avião ou ficam em ambientes com aglomeração são mais suscetíveis a contrair o vírus. Para Everton Silva, o ideal é evitar aglomerações.
A pessoa que apresentou algum sintoma, como coriza, dor no corpo, dor de garganta ou mal estar deve evitar as festas para não contaminar o próximo. "Esse sintomático deve fazer o isolamento, já que ele pode transmitir o vírus", destaca o médico.
Everton Silva relembrou a importância da máscara de proteção. Ela protege contra todos os tipos de vírus, incluindo o da gripe. O uso do dispositivo é uma forma eficaz de prevenir o contágio. "Inclusive o surto de gripe veio justamente no período que houve o relaxamento das regras sanitárias", enfatiza.
Aqueles que forem comemorar o réveillon devem adotar medidas como o uso da máscara (quando possível) e dar preferência por ambientes abertos.
Quais os principais sintomas da gripe?
Febre;
Dor de garganta;
Tosse;
Dor no corpo;
Dor de cabeça.
Adulto - O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.
Criança - A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.
Idoso - quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.
Como prevenir a gripe (influenza)?
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.
A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe.
Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.
O que é a H3N2?
O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Os sintomas da nova cepa são idênticos ao da gripe comum.