Jornal Estado de Minas

SOS SANTANA DO DESERTO

Santana do Deserto tenta se reerguer após tragédia que soma 51 desalojados

Após as fortes chuvas que atingiram Santana do Deserto, na Zona da Mata mineira, a cidade ainda contabiliza os impactos deixados pelo rastro de destruição. Conforme dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais, o município contabiliza 51 pessoas desalojadas e oito desabrigadas.




 
Acompanhada de uma chuva de granizo, uma tromba d’água caiu na cidade na tarde de segunda-feira (27/12). O rio Caguincho, que corta a cidade, transbordou, e as ruas foram tomadas pelas águas. Carros foram arrastados e a correnteza invadiu casas e comércios.
 
Segundo a prefeitura, dezenas de famílias perderam praticamente tudo o que tinham dentro de casa. Algumas empresas também tiveram prejuízos. O Executivo informou que ninguém ficou ferido.

As pessoas que não têm para onde ir ficaram em locais improvisados pela prefeitura do município. Além da administração municipal e Defesa Civil, a Polícia Militar deu apoio às ocorrências na cidade.
 
A região Central foi a mais afetada por conta do temporal. No Bairro Silveira Lobo, que dá acesso à cidade de Pequeri, uma barragem caiu e interditou a via. O acesso já foi liberado.



Segundo a prefeitura, na última segunda-feira os trabalhos ficaram concentrados em dar assistência direta às vítimas e mensurar os impactos da chuva. Na terça-feira (28/12) começou o trabalho de rescaldo, com a limpeza das casas e ruas afetadas.

Nesta quarta-feira (29), também acontece uma reunião com o secretário de obras e um engenheiro da Caixa Econômica Federal para vistoriar pontos afetados e avaliar as possibilidades de ajuda.
 
A Prefeitura de Santana do Deserto abriu nessa terça-feira (28/12) uma conta específica para receber valores que serão destinados para o apoio às vítimas das chuvas. “A conta corrente é gerida pelo Fundo Municipal de Assistência Social de Santana do Deserto, responsável pelas ações que visam minimizar o impacto da tragédia e os valores podem ser doados via depósito, DOC, TED e PIX”, informou o Executivo.



Além de pontos de coleta de doações em Santana do Deserto, o Executivo da cidade informou outros locais para receber donativos em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. 





Confira a lista: 
  • Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra – Acispes (Rua Ataliba de Barros, nº 5, Bairro São Mateus)
  • Câmara Municipal de Juiz de Fora (Parque Halfeld, Centro)
  • Auto Escola Andorinha (Avenida Francisco Bernardino, 743, Centro)

Na Acispes, os interessados podem doar roupas, móveis, alimentos, água potável, itens de higiene pessoal e material de limpeza. Já na Câmara Municipal serão recebidos alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal.
 

 
 

audima