Trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário de passageiros, metroviários, aeroviários, ferroviários, caminhoneiros, trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos recebem a dose de reforço contra a COVID-19, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (3/1).
De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para tomar a dose extra o intervalo da última aplicação precisa ter completado quatro meses.
"Fico aliviado de poder tomar a dose de reforço, pois tenho pais que são do grupo de risco e assim protejo a saúde deles e a minha também", comenta o técnico em informática de aviação Lucas Alexandre Da Silva, de 27 anos, que foi ao posto de vacinação da UFMG na manhá de hoje.
"É importante se vacinar por completo, visto que o vírus sofreu nova mutação gerando uma variante que parece estar aumentando o número de casos novamente", acrescenta o técnico.
Lucas defende a continuidade dos protocolos de segurança devido ao risco de contaminação ainda ser alto. "E é uma forma de inibir a transmissão do vírus, como usar a máscara por exemplo.''
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos, e extras, das 8h às 16h30, para pontos de drive-thru.
Para saber os postos de vacinação disponíveis para a dose de reforço, basta acessar este link.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas devem sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da Prefeitura, antes de se deslocar aos pontos de imunização.
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.