As chuvas constantes, habituais do mês de janeiro, deixam os belo-horizontinos em alerta devido aos riscos de desabamentos e deslizamentos. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na manhã desta terça-feira (04/01), uma atualização sobre o alerta de risco geológico na capital.
Com validade até sábado (08/01), as regiões Leste e Centro-Sul, devido ao grande volume de chuvas previsto, têm risco geológico forte. Destacadas em vermelho, as duas áreas tiveram registros maiores ou igual a 70 milímetros de acúmulo de chuva em 72 horas.
"Em virtude do volume das chuvas previstas para os próximos dias, existe a possibilidade de risco geológico até sábado (8). Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos", destaca o órgão municipal.
Recomendações:
- Coloque calha no telhado da sua casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos.
Sinais de chances de deslizamentos:
- Trinca nas paredes;
- Água empoçando no quintal;
- Portas e janelas emperrando;
- Rachaduras no solo;
- Água minando da base do barranco;
- Inclinação de poste ou árvores.
Alertas por SMS
Os moradores de BH podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
*Estagiário sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz