A prefeitura de Pouso Alegre confirmou mais 20 novos casos de moradores da cidade contaminados pela variante Ômicron do novo coronavírus. Outros dois casos já haviam sido confirmados na semana passada. A Secretaria Municipal de Saúde informou que os casos estão em acompanhamento.
Na segunda-feira (03/01), a Unidade de Pronto-Atendimento da cidade (UPA) chegou a registrar 470 atendimentos em um intervalo de 24 horas. Número mais que três vezes aos dias anteriores.
Leia Mais
BH: Pessoas com sintoma respiratório lotam emergência de hospitais privados Poço Fundo, no Sul de Minas, confirma primeiros casos de 'flurona' em MGAumento de 1000%: Patrocínio vive novo surto da COVID-19Minas registra aumento de 1.052% nos casos de COVID em 10 diasMulher denuncia falsa aplicação de vacina e servidora é afastadaCom aumento de R$ 16,53, 2ª via da identidade passa a custar quase R$ 100Flurona: Minas investiga seis casos de coinfecção por COVID e InfluenzaFalta de Tamiflu, remédio usado contra a gripe, preocupa SMS em TimóteoO prefeito Rafael Simões (DEM) disse que quem lotou a UPA foram pessoas que tinham ido passar as festas de fim de ano no litoral paulista e que voltaram com sintomas gripais, pedindo testes para COVID.
“No domingo não tinha nada. Quando a turma retornou do feriado, todo mundo passou pela UPA, buscando se precaver. Essas pessoas deveriam ter se precavido antes, não ter ido passear, se colocar em risco”, disse Simões à nossa reportagem.
O número alto de procura por exames na UPA continuou ontem e hoje, quarta-feira (5/1). O tempo de espera para o resultado do exame é de cerca de três horas. Em alguns casos, os pacientes têm que retornar outro dia para fazer o exame mais preciso.
Mesmo com aumento de casos, internações por COVID continuam em baixa
O prefeito Rafael Simões também comentou que, apesar dos novos casos de contaminações pela Ômicron, as internações de pacientes continuam em baixa.
Segundo o prefeito, no último dado que recebeu, havia seis pacientes internados com a COVID-19 no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, sendo alguns casos mais antigos, incluindo pessoas que não estavam vacinadas.
Segundo o prefeito, no último dado que recebeu, havia seis pacientes internados com a COVID-19 no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, sendo alguns casos mais antigos, incluindo pessoas que não estavam vacinadas.
“A Ômicron, embora muito contagiosa, não é letal. A vacina é o que tem de melhor nesse momento. A gente vê especialistas dizendo: quanto maior o número de vacinados, menor vai ser o risco de usar o hospital”, explica.
Cuidados e vacinação
A Secretaria de Saúde pede para que todas as pessoas continuem tomando os cuidados devidos como usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações. Com esse aumento de contaminações pela variante Ômicron, é importante que todas pessoas estejam vacinadas com todas as doses propostas.
Os locais de vacinação em Pouso Alegre são os postos de saúde dos bairros Cidade Jardim, São Cristóvão e São João: 13h às 19h; o do bairro Pão de Açúcar: 13h às 17h a Casa da Cultura: 08h às 17h e o Posto Puericultura: 8h às 19h (as doses de reforço da vacina Janssen estão disponíveis somente neste local).