A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, na tarde desta quarta-feira (5/1), que há seis casos suspeitos de flurona, como é chamada a coinfecção por COVID-19 e Influenza em investigação no estado.
"Detalhes das notificações em investigação serão divulgados oportunamente, caso elas sejam confirmadas", afirmou por meio de nota a SES, sem informar localidade dos pacientes.
Leia Mais
Poço Fundo, no Sul de Minas, confirma primeiros casos de 'flurona' em MGCasos suspeitos de flurona em Juiz de Fora sobem para trêsPouso Alegre confirma mais 20 casos de COVID com a variante ÔmicronAumento de 1000%: Patrocínio vive novo surto da COVID-19MG registra quase o dobro de novos casos de COVID-19 em apenas 24 horasGoverno de Minas investiga caso de flurona notificado em UberlândiaCOVID e Influenza: prefeito de Nova Lima testa positivo para fluronaSecretário de Saúde diz que Ômicron vai avançar em poucas semanas em MGMinas registra aumento de 1.052% nos casos de COVID em 10 diasPrefeitura de BH monta esquema especial para vacinação de criançasCentros de Saúde com horário ampliado em BH atenderam mais de 2 mil pessoas"Dois casos de flurona foram detectados por laboratório poço-fundense nesta terça-feira. Outro caso, detectado na segunda, é de paciente de Machado", afirmou a nota publicada nas redes sociais da Prefeitura Poço Fundo.
Ainda segundo a administração local, todos estão isolados, com sintomas leves.
Nessa terça (4/1), a Prefeitura de Juiz de Fora informou que recebeu mais duas notificações de um laboratório privado sobre a possibilidade de caso de flurona.
No total, são três casos em investigações epidemiológicas.
De acordo com a assessoria da Preeitura de Juiz de Fora, os dois novos casos foram notificados ontem por um laboratório particular da cidade.
A administração municipal, no entanto, não informou o sexo, a idade e o estado de saúde dos pacientes, mas ressaltou que a investigação dos casos está em andamento.
Flurona
O duplo contágio é popularmente conhecido como flurona. Trata-se de uma designação definida a partir dos termos "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).
A SES-MG ressalta a importância de se manter os protocolos sanitários tanto para COVID-19 quanto para influenza: lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação.
(Com informações Bruno Luis Barros - Especial para o EM)