Em meio ao surto de gripe e aumento na transmissão do coronavírus, Belo Horizonte tem vacinado pessoas contra a influenza e também contra a COVID-19. A procura tem sido feita pela população que tem medo de ficar doente e fazer parte das filas de hospitais a procura de atendimento médico.
A professora Gislaine de Cássia Azevedo, de 49 anos, foi ao Posto de Saúde do Bairro Pompeia, Região Leste de BH, com a intenção de tomar a dose de reforço contra a COVID-19 e chegando lá, descobriu que já podia se imunizar contra a influenza simultaneamente.
Leia Mais
Falta de Tamiflu, remédio usado contra a gripe, preocupa SMS em TimóteoCasos de gripe H3N2 mais do que dobram em uma semana em Minas GeraisCom alta de 100% nos casos de gripe, Uberaba vacina em todas as unidadesLaboratório tem aumento de testes de COVID nos primeiros dias do ano em BHSecretário de Saúde diz que Ômicron vai avançar em poucas semanas em MGSaiba quantas crianças poderão se vacinar contra COVID-19 em Minas e em BHCOVID: Prefeitura de BH abre 20 novos leitos de enfermaria na rede públicaDecisão certeira, pontua Gislaine. “Agora com essa epidemia que está dando, caiu a oportunidade e aproveitei pra fazer as duas de uma vez só. Só a vacina que dá imunidade que a gente precisa. Foi ótimo tomar as duas. Eu saí com os dois braços premiados, graças a Deus”, termina a professora dando lição para a população: “quem tiver com vacinação atrasada, principalmente agora, que vá se vacinar.”
Vacina contra gripe
Em nota, a prefeitura reforçou que as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as doses do município já foram distribuídas e estão disponíveis nos Centros de Saúde. “Podem ocorrer faltas pontuais. Quando isso acontece, as unidades fazem remanejamento de doses para reabastecimento dos estoque”, afirma o texto.
De acordo com a pasta, a vacina que está sendo aplicada faz parte da campanha de vacinação contra a Gripe de 2021, que foi iniciada em abril. Para a campanha de 2022, o município aguarda definição da data e envio de doses pelo Ministério da Saúde.
Em 2020, 95,1% do público-alvo foi imunizado. A prefeitura não informou os números da abrangência atualizados.
Fases da campanha
A vacina contra a Gripe segue disponível para a população nos Centros de Saúde da capital. Os horários e endereços podem ser verificados pelo Portal da PBH.
A primeira fase da campanha teve a convocação de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Já a segunda fase foi destinada aos idosos com 60 anos ou mais e professores.
A terceira e última fase contemplava pessoas com comorbidades – incluindo os hipertensos leves –, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, de salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários de prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e população privada de liberdade.
Depois disso, a vacinação foi liberada para toda população de BH.