Em meio ao surto de gripe e aumento na transmissão do coronavírus, Belo Horizonte tem vacinado pessoas contra a influenza e também contra a COVID-19. A procura tem sido feita pela população que tem medo de ficar doente e fazer parte das filas de hospitais a procura de atendimento médico.
A professora Gislaine de Cássia Azevedo, de 49 anos, foi ao Posto de Saúde do Bairro Pompeia, Região Leste de BH, com a intenção de tomar a dose de reforço contra a COVID-19 e chegando lá, descobriu que já podia se imunizar contra a influenza simultaneamente.
“Eu tomo todo ano a vacina da gripe. Como eu trabalho com educação infantil, a gente fica propensa mesmo. Ano passado eu não consegui porque quando chegou a data tinha aquele intervalo dos 15 dias”, lembra. É que até setembro do ano passado, o intervalo entre as vacinas precisava ser no mínimo de 15 dias, até que o Ministério da Saúde mudou a recomendação para facilitar a adesão da população às duas campanhas.
Decisão certeira, pontua Gislaine. “Agora com essa epidemia que está dando, caiu a oportunidade e aproveitei pra fazer as duas de uma vez só. Só a vacina que dá imunidade que a gente precisa. Foi ótimo tomar as duas. Eu saí com os dois braços premiados, graças a Deus”, termina a professora dando lição para a população: “quem tiver com vacinação atrasada, principalmente agora, que vá se vacinar.”
Vacina contra gripe
Em nota, a prefeitura reforçou que as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais vacinas ou em qualquer intervalo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as doses do município já foram distribuídas e estão disponíveis nos Centros de Saúde. “Podem ocorrer faltas pontuais. Quando isso acontece, as unidades fazem remanejamento de doses para reabastecimento dos estoque”, afirma o texto.
De acordo com a pasta, a vacina que está sendo aplicada faz parte da campanha de vacinação contra a Gripe de 2021, que foi iniciada em abril. Para a campanha de 2022, o município aguarda definição da data e envio de doses pelo Ministério da Saúde.
Em 2020, 95,1% do público-alvo foi imunizado. A prefeitura não informou os números da abrangência atualizados.
Fases da campanha
A vacina contra a Gripe segue disponível para a população nos Centros de Saúde da capital. Os horários e endereços podem ser verificados pelo Portal da PBH.
A primeira fase da campanha teve a convocação de crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Já a segunda fase foi destinada aos idosos com 60 anos ou mais e professores.
A terceira e última fase contemplava pessoas com comorbidades – incluindo os hipertensos leves –, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, de salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários de prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e população privada de liberdade.
Depois disso, a vacinação foi liberada para toda população de BH.