Com o grande volume de chuvas previstas para a capital nos próximos dias, a Defesa Civil de Belo Horizonte divulgou alerta de risco geológico para toda a cidade, válido até sábado (8/1).
O aviso destaca que os moradores tenham atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
De acordo com a Defesa Civil, é necessário também se atentar aos sinais de deslizamentos, como trinca nas paredes, água empoçada no quintal, portas e janelas com dificuldade na abertura, rachaduras no solo, água na base de barrancos e inclinação de postes e árvores pela cidade.
A Defesa Civil orienta os moradores a executarem tarefas simples, mas que podem ajudar a evitar problemas no momento das chuvas. Veja:
- Coloque calha no telhado da sua casa;
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água;
- Não jogue lixo ou entulho na encosta;
- Não despeje esgoto nos barrancos.
Apesar do alto volume de chuvas, a Defesa Civil emitiu novo alerta na tarde desta quinta-feira (6/1) para reiteirar que nenhuma região estava com risco elevado de desabamentos ou desmoronamentos. Apenas o Barreiro teve alerta moderado de risco geológico.
O órgão atualiza o panorama com frequência. Nesta quarta-feira (5/1), a atualização previa risco forte nas regiões Centro-Sul e Leste, por causa do índice elevado de chuvas.
Até o momento, as chuvas não provocaram mortes na capital. Em todo o Estado, seis pessoas perderam a vida nesse período chuvoso, que começou em 1º de outubro e vai até 31 de março.
Alertas por SMS
Os moradores de BH podem receber alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS.
Para cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira
%u2800%u2800%u2800