A Universidade Federal de Lavras (UFLA), no Sul de Minas Gerais, anunciou a suspensão das aulas presenciais por 20 dias em razão do “aumento expressivo do número de casos de COVID-19 no município”. O novo semestre começa em 10 de janeiro.
A decisão foi oficializada nessa quarta-feira (5/1) por meio da publicação de uma portaria normativa assinada pelo reitor em exercício, Márcio Machado Ladeira.
“A suspensão das atividades presenciais de ensino na graduação ocorrerá de 10 a 29/1/22. Nesse período, todas as atividades letivas previstas para execução no formato presencial terão seu formato alterado para Não Presencial (ANP), com exceção dos cursos com permissão legal estrita para a continuidade de atividades presenciais”, diz a nota publicada no site da instituição.
De acordo com a universidade, o calendário letivo do segundo semestre de 2021, ainda em vigor, será mantido e os dias da suspensão serão computados como letivos.
A instituição também informou que vai continuar avaliando o cenário epidemiológico para tomar novas decisões a respeito das aulas no câmpus.
Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde do município, divulgado ontem, a cidade teve 156 novos casos confirmados da COVID-19, de pessoas com idades entre nove meses e 87 anos. Foram realizados 401 testes. Há uma semana, em 30 de dezembro, a cidade havia registrado apenas 28 novos casos da doença.
Nenhum óbito pcorreu. “Não foi informado para a Vigilância Epidemiológica se os pacientes positivos foram vacinados ou se já tiveram COVID”, diz a pasta.
Nenhum óbito pcorreu. “Não foi informado para a Vigilância Epidemiológica se os pacientes positivos foram vacinados ou se já tiveram COVID”, diz a pasta.
Na véspera do Natal do ano passado, a prefeitura confirmou três casos da variante ômicron na cidade. Os pacientes integravam um grupo de empresários que havia viajado para Cancún, no México, e voltou a Minas com sintomas de gripe.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.