Como foi antecipado pelo secretário Jackson Machado, a Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a abertura de mais de 66 leitos de enfermaria na rede pública nesta quinta-feira (6/1). A ampliação se deve ao aumento do número de casos de COVID-19 e gripais nos últimos dias e da demanda por internações.
Leia Mais
Uberlândia volta a registrar 100 casos de COVID-19 em um diaCOVID-19: PBH convoca pessoas de 59 e 58 anos para dose de reforçoMG vai vacinar 370 mil crianças de 5 a 11 anos em janeiroBH deve vacinar crianças contra a COVID-19 na 2ª quinzena de janeiroMinas Gerais chega a 166 casos da variante Ômicron, afirma SES-MGCom a criação de novos leitos, a taxa de ocupação geral da capital (Rede SUS e Suplementar) caiu de 78,5% para 67,1%. Logo, o indicador da PBH saiu do vermelho (nível mais preocupante) para amarelo, considerado o intermediário.
Agora, a oferta de leitos para internações menos graves é de 306 unidades, 39% a mais que a quantidade disponível anteriormente. Na quarta-feira (5/1), foram abertos 20 leitos para atender à demanda de pacientes.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que alguns pacientes com quadros gripais, ainda sem resultados positivos para a COVID-19, podem estar internados nos leitos de UTI e enfermaria, uma vez que os sintomas são muito parecidos.
Nos últimos dias, os casos da Influenza H3N2 também se multiplicaram na capital, o que levou ao aumento do número de atendimentos nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs).
Por isso, a PBH estendeu o horário de funcionamento de nove centros de saúde em toda a capital até às 22h30 nos dias de semana e até 22h aos domingos.
Leia mais sobre a COVID-19
Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
- Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil e suas diferenças
- Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades
- Entenda as regras de proteção contra as novas cepas
- Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
- Os protocolos para a volta às aulas em BH
- Pandemia, epidemia e endemia. Entenda a diferença
- Quais os sintomas do coronavírus?
Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns
Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.