O fim de semana deve ser com chuvas e queda de temperatura em todo estado. Devido a frente fria que chegou a Minas nesta quinta (6/1), a temperatura máxima em Belo Horizonte pode chegar aos 22°C no domingo (9/1). E o quadro deve se manter também ao menos nos próximos quatro dias.
Leia Mais
Região Centro-Sul de BH registra quase 60% da chuva esperada para o mêsRisco de deslizamentos assusta moradores de Ouro PretoChuva provoca desabamento de telhado em estacionamento de BHCinco regionais de BH têm alerta de risco geológico até terça-feira (11/1)606 cidades de Minas estão sob alerta de chuvas intensas; veja listaParte de uma casa desaba em BHNeblina pura... Belvedere tem paisagem de inverno em pleno verãoToneladas de doações de Santa Rita do Sapucaí chegam ao Norte de Minas
“Esta condição deve persistir até na próxima terça-feira (11/1) nestas áreas e também no Vale do Rio Doce”, afirma Anete Fernandes, meteorologista do Inmet.
No restante do estado, as chuvas devem ocorrer de forma isolada, persistindo durante o fim de semana.
“As chuvas devem contribuir para queda de temperatura em BH. No sábado, a mínima fica em torno de 16°C e a máxima 24°C. Já no domingo a maior declina para 22°C”, explica a meteorologista.
Na madrugada de hoje a menor temperatura na capital foi 18°C na estação meteorológica do Cercadinho. A máxima não passa dos 25°C.
Em Minas, a menor temperatura foi registrada em Maria da Fé, Sul do estado, com 16,5°C. A maior deve ficar em 35°C no Norte e Vale do Mucuri.
A Defesa Civil de BH divulgou alerta de chuva que pode chegar a 70 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, até 8h de sábado (8/1).
Confira as recomendações da Defesa Civil em caso de chuvas fortes:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira