Após Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu) suspender as visitas e o acesso de acompanhantes a pacientes internados nas UPAs da cidade, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) seguiu a mesma medida e a partir de hoje (7/1): também passou a proibir visitas e acompanhantes em todas as alas de internação do hospital, com o objetivo de diminuir o fluxo de circulação de pessoas e reduzir os riscos de contágio da COVID-19 ou síndrome gripal.
Leia Mais
Uberaba registra 622 casos de COVID-19 em um dia, o dobro do recordeCom explosão de casos de síndrome gripal, Uberaba suspende visitas em UPAsMinas recebe mais 530.010 doses de vacina da Pfizer nesta sexta (7/1)Passaporte vacinal: MG e BH erram ao não adotar medida, dizem especialistasPrefeitura de Manhuaçu decreta situação de emergência por causa da gripeCom aumento de casos de sintomas gripais, Betim reforça equipe da SaúdeSegundo informações de um funcionário do HC-UFTM, que preferiu não se identificar, cerca de 30 médicos residentes do hospital, entre outros funcionários, contraíram a COVID-19 durantes as festas de fim de ano.
Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do hospital decidiram suspender, até segunda ordem, as cirurgias eletivas no HC-UFTM.
Em nota enviada à reportagem, o setor de Comunicação da UFTM detalhou a quantidade de funcionários que testaram positivo para a COVID-19: "Estamos com 17 afastamentos por COVID-19 confirmada, entre residentes e profissionais. Há ainda outros dois afastamentos com suspeita da doença, aguardando o resultado dos exames".
O comunicado ressalta ainda que algumas cirurgias serão mantidas: "Serão mantidas cirurgias de urgência e emergência e eletivas nas especialidades oncologia, cardiologia, obstetrícia e de pacientes eletivos já internados para operação".
Uberaba registrou no boletim epidemiológico de ontem (6/1) 622 casos de COVID-19 em um dia, o dobro do recorde até então.
Apenas nos seis primeiros dias de janeiro de 2022, o município já contabilizou mais casos do que todo o mês de dezembro e também de novembro do ano passado.
Apenas nos seis primeiros dias de janeiro de 2022, o município já contabilizou mais casos do que todo o mês de dezembro e também de novembro do ano passado.
Quadras da cidade usadas para testagem de COVID
Com UPAs e unidades de saúde lotadas devido ao aumento de mais de 100% nos atendimentos de pacientes com síndromes gripais, segundo informações da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), as quatro quadras da Arena da Abadia serão utilizadas para testagem da COVID-19, a partir de amanhã (8/1) até o dia 23 de janeiro, sendo que este período poderá ser prorrogado, dependendo da procura pelo exame.
“Pedimos desculpas aos usuários e tão logo a Saúde encerre suas atividades retornaremos com a prática esportiva na Arena Funel. Nos demais anexos da Funel, como Ginásio do Nacional, Ginásio do Conselho Afro, Piscinão e Praça de Esportes Murilo Pacheco, o fluxo segue normal, mantendo todos os cuidados de prevenção contra a COVID-19”, destaca trecho de nota da Funel.