A chuva da madrugada deste sábado (8/1), deixou 11 pessoas ilhadas em Juatuba, na Região Central de Minas Gerais. Entre elas, havia crianças. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 0h30 para fazer o resgate no Bairro Cidade Nova 2. Todas as pessoas foram retiradas com segurança de suas casas e encaminhadas para a Escola Municipal Padre Moacir.
Durante a ocorrência, os bombeiros informara que uma família - dois adultos e uma criança -, recusou o atendimento da equipe. As outras famílias, devido a correnteza que se formava e o aumento rápido do volume de água, precisaram ser retiradas por meio de embarcação. Entre os socorridos, havia uma cadeirante.
Juatuba é uma das 606 cidades de Minas que estão sob alerta de chuvas intensas com alto grau de perigo. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", diz o comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A Defesa Civil alerta para os cuidados que devem ser tomados neste período de chuvas. Confira:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
FIQUE ALERTA NO PERÍODO DE CHUVAS. %u26C8
%u2014 Bombeiros_MG (@Bombeiros_MG) December 30, 2021
Nesta época, os riscos de enchentes e deslizamentos aumentam muito. Por isso, muita atenção para alguns cuidados:@governomg @defesacivil_mg #cbmmg #bombeirosmg #minasgerais #bombeiros #chuvas #chuvasbh pic.twitter.com/MXzhO1TL4Y