A barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou na manhã deste sábado (8/1). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. Guarnições dos bombeiros atenderam a ocorrência, juntamente com o Batalhão de Operações Aérea.
Leia Mais
Residência desaba em TimóteoBombeiros resgatam pessoas ilhadas pela chuva em JuatubaApós temporal, famílias são retiradas de áreas alagadas em Pouso AlegreFiscais relatam devastação após desastre na mina da VallourecCom BR-040 fechada, motoristas enfrentam lama e chuva em desvio para BHVídeo assustador mostra quando rocha desaba e atinge lanchas em CapitólioTerreno cede e parte de um prédio desaba em BHMoradores do Alphaville foram acordados com sirenes; veja relatosEle ainda informou que a barragem não apresenta risco. "O maciço se encontra íntegro, não há nenhum tipo de rompimento e problema estrutural. Não há nenhuma vítima fatal e comunidade que esteja em risco neste momento, que demande qualquer tipo de ação de evacuação. Toda estrutura do Corpo de Bombeiros foi mobilizada para a região, estamos realizando o monitoramento e em contato direto com a empresa Vallourec, responsável pela estrutura, mas não há situação de risco iminente. A estrutura permanece íntegra e não apresenta nenhum tipo de problema", disse.
A prefeitura de Nova Lima informou que vai autuar a Vallourec por crime ambiental.
Em nota, a Vallourec, empresa responsável pela estrutura, confirmou que a situação se trata do transbordamento do dique. "A Vallourec informa que houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima. Não se trata de rompimento de barragem. Equipes estão atuando no local e, em breve, mais informações serão repassadas", comunicaram.
A lama não atingiu a Lagoa dos Ingleses até o momento. Moradores do condomínio foram acordados por sirenes, mas segundo informou a Defesa Civil de Nova Lima, era apenas um teste do sistema.
Um motorista de caminhão conta que a 'água veio igual uma onda'. Outros motoristas fugiram dando ré ou voltando na contramão, para escapar do transbordamento.
Um motorista de caminhão conta que a 'água veio igual uma onda'. Outros motoristas fugiram dando ré ou voltando na contramão, para escapar do transbordamento.
O trânsito está interditado, na altura do Km 562, nos dois sentidos da BR-040, que liga BH ao Rio de Janeiro. No momento em que a lama invadiu a pista, carros pegos de surpresa foram arrastados. A Polícia Rodoviária Federal avalia a situação da via. Motoristas que estão em viagem devem usar desvio para evitar transtornos, já que não há previsão para liberação.