Jornal Estado de Minas

'SEM IMPACTOS'

Lama que transbordou de dique não atingiu Lagoa dos Ingleses

A Segurança do Condomínio Alphaville relatou que não existem riscos de contaminação das águas da lagoa dos Ingleses depois do transbordamento do dique da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, neste sábado. 



- Leia: 
Prefeitura de Nova Lima vai autuar Vallourec por crime ambiental

 
O sistema Hidrelétrico Rio de Peixe, formado pelas lagoas dos Ingleses, Miguelão e Codornas, é usado para abastecer algumas regiões de Belo Horizonte.
 
De acordo com o coordenador de segurança, Célio Pereira, o condomínio não sofreu impacto por enquanto. Ele informou que ainda espera notícias do Corpo de Bombeiros para averiguar o tamanho do incidente.

“Em relação ao Condomínio Alphaville, está tudo intacto. Por enquanto não existe nenhum risco de atingir a lagoa ou casas’, explicou.

Apesar de o condomínio não ter sido afetado, o trânsito nos dois sentidos da BR-040, que liga BH ao Rio de Janeiro, está interditado.




 
Não há vítimas fatais por causa do transbordamento, mas carros foram arrastados pela lama. Um motorista de caminhão contou que a "água veio igual a uma onda".
 
Guarnições dos bombeiros estão no local, juntamente com o Batalhão de Operações Aéreas.

audima