Jornal Estado de Minas

DIQUE TRANSBORDA

Moradores do Alphaville foram acordados com sirenes; veja relatos

Os moradores do condomínio Alphaville amanheceram com o barulho de sirenes após o dique da Mina Pau Branco, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, transbordar na manhã deste sábado (8/1). 
 
LEIA TAMBÉM: Urgente: Dique transborda e fecha BR-040, em Nova Lima
 
“Eu moro longe da lagoa dos Ingleses e estava dormindo quando acordei com a sirene, tocou umas 4 vezes, e foi por volta de umas 10:00/10:15. As pistas estão interditadas nos dois sentidos. Não tem como descer pra Belo Horizonte e nem subir pro Alphaville”, conta a estudante de Direito Nara Carvalho Lage, de 21 anos.





De acordo com Nara, os moradores ainda não receberam nenhuma assistência direta. “Estamos em casa porque imaginamos que a estrada está um caos”, explica.

O diretor de gestão da Secretaria do Meio Ambiente de Nova Lima e morador do Alphaville, Rafael Martins Carvalho, registrou uma imagem da Lagoa dos Ingleses.

De acordo com ele, a região não sofreu nenhum impacto direto com o transbordamento. “A água no canto da lagoa com cor de lama/barro aparenta ser proveniente da própria chuva”, disse.

Rafael não ouviu as sirenes, mas relata que um amigo conseguiu escutá-las. “Um amigo próximo que também mora no Alphaville me disse que escutou a sirene da casa dele, eu particularmente não escutei pois devido à chuva deixei as janelas fechadas. Fomos afetados pois a estrada foi fechada, então quem tinha compromisso em Belo Horizonte acabou ficando impossibilitado de ir”, conta.
 
A dentista Andréa Câmara estava na estrada no momento do transbordamento. “Assim que entramos na BR-040, eu e meu marido, demos de cara com um rio atravessando a estrada. A mata estava lotada de lama e muita água escorrendo”, conta.





De acordo com a dentista, ela precisou sair da estrada em ré e começou a alertar os motoristas que iam em direção a Belo Horizonte. “Ao chegar aqui em Alphaville escutamos duas vezes a sirene tocar. E só depois com os vídeos, descobrimos o que estava acontecendo”, conta.
 
A Segurança do Condomínio Alphaville informou que não existem riscos de contaminação das águas da lagoa dos Ingleses. 

O sistema Hidrelétrico Rio de Peixe, formado pelas lagoas dos Ingleses, Miguelão e Codornas, é utilizado para abastecer algumas regiões de Belo Horizonte.
 
De acordo com o coordenador de segurança, Célio Pereira, o condomínio não sofreu nenhum impacto por enquanto. 

“Em relação ao Condomínio Alphaville, está tudo intacto. Por enquanto não existe nenhum risco de atingir a lagoa ou casas’, explicou.

Apesar do condomínio não ter sido afetado, o  trânsito nos dois sentidos da BR-040, que liga BH ao Rio de Janeiro, está interditado.
 


audima