Os motoristas que buscaram caminhos alternativos para desviar do fechamento da BR-040 neste sábado (8/1) encontraram obstáculos e dificuldades fora do normal. Vários deles optaram pela MG-030, que liga Rio Acima a Itabirito, com trecho de 20km de estrada de terra.
A grande quantidade de lama e depressão no caminho fizeram com que vários carros ficassem atolados. Rapidamente, um longo congestionamento se formou na estrada, que chegou a ficar fechada por pelo menos meia hora.
Em meio à forte chuva, pelo menos três motoristas de caminhões tentaram avançar o caminho, apesar do risco de ficarem presos.
Os motoristas que optaram por passar por Piedade do Paraopeba, distrito de Brumadinho, também tiveram dor de cabeça. A queda de um grande barranco provocou o fechamento da pista e congestionamento no local. Funcionários do município estiveram no local com tratores para tentar desobstruir a via.
A reportagem do Estado de Minas também encontrou veículos com defeitos, que prejudicavam o andamento do trânsito.
Quem optou pela estrada de terra também se deparou com risco de queda de árvores no caminho. Além disso, outro problema é a possibilidade de transbordamento do Rio das Velhas em virtude das chuvas.
Além da BR-040, a BR-356 foi fechada por agentes da Polícia Rodoviária Federal, sem previsão de liberação. Uma longa fila de caminhões se formou na pista. Vários deles preferiram ficar parados em vez de seguirem pelos caminhos alternativos.
O transbordamento de um dique da barragem da Vallourec, em Nova Lima, provocou dor de cabeça para motoristas que seguiram pela BR-040. As primeiras informações mostravam que a barragem havia se rompido, mas posteriormente o Corpo de Bombeiros negou o fato.