O tempo continua instável em Belo Horizonte e Região Metropolitana. A previsão para este domingo (9/1) é de céu encoberto com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima prevista na região é de 17°C e a máxima 23°C.
As fortes chuvas que atingem o estado desde quinta-feira (6/1) são causadas por um fenômeno chamado Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS). "Esse é um sistema meteorológico comum na época do verão e causa chuvas fortes por, pelo menos, quatro dias consecutivos", explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet.
A ZCAS deve continuar atuando no estado até a próxima quarta-feira (12/1) e além de Minas, também está presente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. "A principal característica é a ocorrência de chuvas constantes e bastante volumosas", diz. "Esse fenômeno é o que produz e possibilita a recuperação dos reservatórios", acrescenta Claudemir.
Neste sábado, os dois maiores reservatórios do Sistema Paraopeba, o Rio Manso e o Serra Azul, que abastecem boa parte de Belo Horizonte, chegaram a 100% de sua capacidade.
Neste sábado, os dois maiores reservatórios do Sistema Paraopeba, o Rio Manso e o Serra Azul, que abastecem boa parte de Belo Horizonte, chegaram a 100% de sua capacidade.
Todo verão há atuação da ZCAS, porém, nem sempre no mesmo lugar. Em BH e Região Metropolitana, a última vez que o fenômeno agiu com a mesma intensidade foi em janeiro de 2020.
A previsão para Minas Gerais também é céu encoberto, com pancadas de chuva. Há mais possibilidade de chover forte nas regiões Central, Zona da Mata, Noroeste, Vale do Aço e Vale do Rio Doce.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais