As cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte receberam, entre a noite de sexta (7/1) e hoje (8/1), o maior volume de chuva dos últimos 30 anos. É o que afirma o meteorologista Ruibran dos Reis, da Climatempo, ao se referir à média de água recebida pelos municípios da Grande BH em 24h.
“Na Região Metropolitana, quando você pega uma média, nesses municípios, choveu acima de 160 mm”, afirma o especialista. Ruibran lembra que a chuva que atingiu Belo Horizonte, em janeiro de 2020 - considerado o início de ano mais chuvoso da história desde o início das medições, há 110 anos - estava mais concentrada na capital.
“Aquela teve um núcleo mais isolado, hoje a chuva afetou vários municípios e com volume muito grande. Eu só me lembro de uma chuva tão grande assim em 1992”, afirmou.
Veja o volume de chuva de alguns municípios da Grande BH, nas últimas 24 horas:
- 167 mm em Rio Acima
- 174 em Nova Lima
- 129 mm em Contagem
- 74 mm em BH
- 176 mm em Ouro Preto
- 81 mm em Ponte Nova
- 72 mm em Carangola
- 100 mm em Carmópolis
Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Mais chuva!
Até às 8h de amanhã (9/1), a região pode receber chuva de 80 a 100 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h, segundo informa alerta da Defesa Civil.
A previsão para este domingo (9/1) é que BH registre cerca de 70 mm de chuva, de acordo com o meteorologista.
A boa notícia é que, segundo Ruibran, a tendência é que a chuva comece a diminuir nos próximos dias. “A partir de segunda-feira (10/1), ela já diminui bastante.”
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci