A maior chuva na Grande BH dos últimos 30 anos, segundo meteorologista, espalhou estragos e destruições em municípios da região. Até o fim da tarde deste sábado (8/1), o Corpo de Bombeiros havia sido acionado para quase 100 ocorrências relacionadas às chuvas na Região Metropolitana. Ao menos quatro cidades foram castigadas: Nova Lima, Rio Acima, Raposos e Juatuba.
Os bombeiros esclareceram que, dos 98 acionamentos, a maioria foi de salvamento de pessoas ilhadas, desabamento e desmoronamento, inundações e alagamentos. Os dados foram atualizados às 17h30 de hoje (8/1).
Rio Acima
Em Rio Acima, a 37 km de BH, a ponte principal da cidade foi interditada preventivamente às 19h30 deste sábado. Segundo a prefeitura, o alto volume de água nos Rio das Velhas foi o motivo da interdição.
A moradora Cláudia Maria, de 59 anos, conta que a cidade está com chuvas ininterruptas há dois dias. "A chuva está sem parar há mais de 48 horas. Tem rua na cidade que o Rio das Velhas já entrou", inicia.
"A ponte principal foi fechada e não está passando carro, porque o rio subiu muito. O último vídeo que vi, mostrava a água há cerca de um metro para tomar a ponte", complementa.
Juatuba
Já em Juatuba, a 49 km de BH, os bombeiros foram acionados duas vezes para resgatar pessoas ilhadas.
Na madrugada deste sábado, por volta da 0h30, 11 pessoas precisaram ser retiradas de suas casas e encaminhadas para uma escola municipal, depois que uma forte chuva atingiu a cidade.
À tarde, por volta de 16h10, os militares foram novamente acionados para a retirada de nove pessoas ilhadas, no mesmo bairro, Cidade Nova. Os bombeiros permaneceram no local para a manutenção da segurança.
Raposos
A cidade de Raposos, a 30 km de BH, está com muitos bairros alagados. Desde o início da tarde de hoje, há relatos de locais inundados. Os principais atingidos são os bairros Várzea do Sítio, Vila Bela, Matadouro e Barracão Amarelo.
Segundo Rafael Gonçalves, da ONG Casa Gentil, a maioria dos moradores desses bairros já tinha saído das casas quando a água subiu. "Desde ontem estamos tentando mobilizar voluntários para ajudara aqui. Hoje foi um dia de muita atenção e a água acabou subindo muito", relata.
"A maioria das pessoas já tinha saído e foi realocada em alojamentos da prefeitura, mas tem outras que resistiram e estão no segundo andar da casa esperando a água abaixar", diz.
"A maioria das pessoas já tinha saído e foi realocada em alojamentos da prefeitura, mas tem outras que resistiram e estão no segundo andar da casa esperando a água abaixar", diz.
Nova Lima
Uma das maiores ocorrências do dia aconteceu em Nova Lima. Logo cedo, por volta das 10h30, a barragem da Mina Pau Branco teve transbordamento de uma estrutura para segurar o acúmulo de água.
Ao longo do dia, a chuva continuou na cidade e a prefeitura recomendou que moradores de áreas de risco - como nos bairros Honório Bicalho, Santa Rita e Matadouro - deixassem as casas e ficassem abrigados em escolas estaduais.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci