O Rio das Velhas, o mais importante curso d'água da Grande Belo Horizonte, virou um tormento para os moradores das cidades da região, vizinhas à capital. Santa Luzia, Raposos, Nova Lima e Sabará estão debaixo d'água ou com bairros inteiros encobertos pelo rio.
Leia Mais
Começa limpeza das pistas na BR-040, mas ainda não há previsão de liberaçãoPrefeito de Raposos chora ao ver cidade alagada: 'Pelo amor de Deus'Kalil vai trabalhar do Centro de Operações de BH para atacar chuvasDefensoria vai atender atingidos por rompimento de dique da VallourecMG tem acúmulo de 100mm de chuva previsto para este domingo (9/01)Assembleia Legislativa divulga nota em apoio aos atingidos por chuvas em MG
A situação é calamitosa. Desde a madrugada deste domingo moradores têm enviado vídeos e fotos com imagens impressionantes das águas do rio tomando casas e comércio das cidades. Como explicou ontem ao Estado de Minas o meteorologista Ruibran dos Reis, há anos não chove tanto na região metropolitana de BH.
Foram 160 mm da noite de sexta-feira até a noite de sábado. Desde então, a chuva continua forte e incessante em todas essas cidades. Até terça-feira devem ocorrer temporais na região.
Mas não é só o Rio das Velhas que está causando destruição. As enchentes de outro rio importante da região metropolitana, o Paraopeba, também estão tirando muitas famílias de suas casas na região de Brumadinho.