A persistência da chuva que atinge Minas Gerais deve gerar um grande acumulado superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia ao longo deste domingo (9/1) - tradução, muita chuva no estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Rio Doce devem ter atenção redobrada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Rio Doce devem ter atenção redobrada.
Leia Mais
Rio das Velhas invade cidades da Região Metropolitana de BHCasas da colônia Santa Izabel, em Betim, amanhecem debaixo d'água Reservatórios de BH chegam à sua capacidade máximaKalil vai trabalhar do Centro de Operações de BH para atacar chuvasNão ande pela Cristiano Machado e outras vias de BH, alertam autoridadesFamílias ilhadas no bairro Honório Bicalho, em Nova Lima, são resgatadas Moradores e trabalhadores ilhados em Condomínios na região de Nova LimaMG-030 é interditada sentido BH/Nova LimaA temperatura mínima registrada foi de 14°C em Maria da Fé, no Sul, e a máxima prevista é de 32°C no Jequitinhonha e Triângulo. Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 17,1°C na Estação de Cercadinho e a máxima prevista é de 22°C.
A Defesa Civil emitiu um alerta na manhã de hoje de risco geológico para todas as regionais da capital mineira: Pampulha, Venda Nova, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro. Ocorrência de chuva (140 a 160 mm) até 8h de segunda-feira (10/1).
Confira as instruções:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
As fortes chuvas que atingem o estado desde quinta-feira passada são causadas por um fenômeno chamado Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS). "Esse é um sistema meteorológico comum na época do verão e causa chuvas fortes por, pelo menos, quatro dias consecutivos", explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet.
A ZCAS deve continuar atuando no estado até a próxima quarta-feira (12/1) e além de Minas, também está presente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. "A principal característica é a ocorrência de chuvas constantes e bastante volumosas", diz. "Esse fenômeno é o que produz e possibilita a recuperação dos reservatórios", acrescenta Claudemir.