A persistência da chuva que atinge Minas Gerais deve gerar um grande acumulado superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia ao longo deste domingo (9/1) - tradução, muita chuva no estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Rio Doce devem ter atenção redobrada.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que a Região Metropolitana de Belo Horizonte, Central Mineira, Oeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Rio Doce devem ter atenção redobrada.
Todo o estado terá pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Na Região do Triângulo Mineiro e Sul de Minas o domingo será nublado com trovoadas isoladas, enquanto nas demais áreas céu encoberto.
A temperatura mínima registrada foi de 14°C em Maria da Fé, no Sul, e a máxima prevista é de 32°C no Jequitinhonha e Triângulo. Em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 17,1°C na Estação de Cercadinho e a máxima prevista é de 22°C.
A Defesa Civil emitiu um alerta na manhã de hoje de risco geológico para todas as regionais da capital mineira: Pampulha, Venda Nova, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste, Centro-Sul, Oeste e Barreiro. Ocorrência de chuva (140 a 160 mm) até 8h de segunda-feira (10/1).
ATENÇÃO: Belo Horizonte registra um volume de chuva significativo o que potencializa ocorrências de RISCO GEOLÓGICO. É importante observar sinais que possam evidenciar o risco de colapso de muros, moradias, deslizamentos. Não permaneça nesses locais e procure um local seguro. pic.twitter.com/2bSFjqSVdp
%u2014 Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 9, 2022
Confira as instruções:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
As fortes chuvas que atingem o estado desde quinta-feira passada são causadas por um fenômeno chamado Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS). "Esse é um sistema meteorológico comum na época do verão e causa chuvas fortes por, pelo menos, quatro dias consecutivos", explica o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet.
A ZCAS deve continuar atuando no estado até a próxima quarta-feira (12/1) e além de Minas, também está presente no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Tocantins. "A principal característica é a ocorrência de chuvas constantes e bastante volumosas", diz. "Esse fenômeno é o que produz e possibilita a recuperação dos reservatórios", acrescenta Claudemir.