Jornal Estado de Minas

CHUVAS EM MG

Santa Luzia está tomada pelas águas do Rio das Velhas

Ninguém entra, ninguém sai. Assim está a situação de grande parte do município de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com a cheia e velocidade do Rio das Velhas e seus afluentes, devido às chuvas que não param, a cidade, com destaque para o Centro Histórico, se encontra ilhada.





As duas pontes sobre o Rio das Velhas foram interditadas pela prefeitura local e Defesa Civil, e, portanto, não é possível trafegar do Bairro da Ponte para a Parte Alta; na Avenida Beira-Rio, que liga Santa Luzia à capital e à rodovia BR-381 e outras áreas que fazem a conexão com Belo Horizonte. Outra ponte, que seria alternativa, se encontra há muitos anos interditada.

Leia também: Imagens de drone mostram destruição em Santa Luzia
E ainda: Rio das Velhas invade cidades da Região Metropolitana de BH
 
Bairros às margens do Rio das Velhas, a exemplo do Nova Esperança, estão tomados pelas águas. No chamado Pantanal, alvo de sucessivas enchentes, todos os moradores já abandonaram os imóveis: “Estamos aqui na igreja, colocamos tudo o que foi possível na parte de cima da casa. A água subiu um metro e meio, então é rezar para não chover mais. Nem a Defesa Civil está conseguindo chegar aqui”, disse uma moradora.
 
Rua do Comércio, no Bairro da Ponte, onde ficam agências bancárias, supermercados, padaria, muitas lojas e residências, se transformou também em rio caudaloso (foto: Arquivo pessoal)
 

"Quero sair" 

Na manhã deste domingo (9/1), a equipe do Estado de Minas visitou algumas áreas de Santa Luzia e viu o desespero das famílias. Na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, no Bairro Boa Esperança, as águas do chamado Córrego do Hospital, canalizado, subiram de tal forma que transformaram a via pública em um complemento do Rio das Velhas. “Vou ajuntar minhas coisas e partir para casa da minha irmã”, disse, com voz decidida, uma mulher que mora na parte “seca” da avenida.




 
Leia: MG tem acúmulo de 100mm de chuva previsto para este domingo (9/01)

A Rua do Comércio, no Bairro da Ponte, onde ficam agências bancárias, supermercados, padaria, muitas lojas e residências, se transformou também em rio caudaloso. “O quintal da minha casa e o dos parentes está todo coberto de água. Já tiramos tudo de dentro de casa”, contou uma moradora da Rua Felipe Gabrich. Do outro lado do rio, a área conhecida como Sítio Vicente Araújo, na Avenida Beira-Rio também está fechada e totalmente inviável ao trânsito.
Rota alternativa 
A Prefeitura de Santa Luzia informou na tarde de hoje que o único acesso disponível para conectar a sede do município com a Parte Baixa da cidade, o distrito de São Benedito ou Belo Horizonte é via Bairro Bom Destino, cuja estrada de acesso está totalmente pavimentada. 

Em nota, a prefeitura orienta os motoristas: "Para você que está na sede e quer chegar à Parte Baixa, faça o seguinte: Vá até a Igreja Matriz de Santa Luzia. Siga até o muro de Pedra. Pela Estrada do Bananal, chegue até o Bairro Bom Destino. Então, pela rodovia BR-381, vá até a Avenida Cristiano Machado, em BH. E aí pela Cristiano Machado acesse o São Benedito". 

Quem estiver na Parte Baixa de Santa Luzia e quiser chegar à sede municipal, deverá fazer o sentido contrário, passando pela BR-381 e então pelo Bom Destino. 




audima