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Estado de Minas CAMINHO INTERROMPIDO

Começa limpeza das pistas na BR-040, mas ainda não há previsão de liberação

Desobstrução das pistas está sendo feita pela Via 040 e mineradora Vallourec; caminhoneiros 'presos' na rodovia fazem apela: 'ficamos à deriva'


09/01/2022 16:59 - atualizado 09/01/2022 18:33

Barragem Mina Pau Branco transbordou
Pistas da BR-040 ficaram completamente inundadas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
As duas pistas da BR-040, na altura do quilômetro 562, em Nova Lima, começaram a ser desobstruídas na tarde deste domingo (9/1). Segundo a concessionária Via 040, que administra a rodovia, a limpeza está sendo feita em conjunto com equipes da mineradora Vallourec. 
 
Um vídeo mostra o momento que os caminhões chegaram para começar a desobstrução das pistas. Veja:

 
Desde ontem, a rodovia está interditada, devido ao alagamento das duas pistas, após o excesso de chuvas provocar o transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima, da Vallourec. 
 
Apesar da limpeza, o trânsito ainda não foi liberado - e não há previsão de quando será. "Após a limpeza, ainda será necessário aguardar a autorização dos órgãos públicos para liberação parcial", afirma a Via 040 em uma postagem do Twitter. 

Caminhoneiros

Uma das categorias de trabalhadores afetadas com a interdição das BRs são os caminhoneiros que estavam no meio das viagens, quando as fortes chuvas começaram. 
 
Marcos Ramos da Conceição
Marcos Ramos da Conceição (37) é caminhoneiro e está aguardando a liberação da BR-040 (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Segundo o caminhoneiro Marcos Ramos da Conceição, de 37 anos, que aguarda a liberação da BR-040, apesar de ser necessária a interdição, os caminhoneiros que aguardam o desbloqueio das pistas ficam sem amparo. 
 
“A gente fica parado aguardando, mas o banho é caro, comida é cara e não há uma pessoa para ajudar. Ficamos à deriva na estrada. Poderia ter mais um apoio, os funcionários de grandes empresas ainda podem receber alguma coisa, mas os autônomos não”, diz. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci


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