A prefeitura de Pará de Minas, na Região Central do Estado, emitiu alerta máximo para os moradores do entorno da Usina Hidrelétrica do Carioca na noite deste domingo (9/1). Segundo o Executivo Municipal, a estrutura, situada no distrito de Carioca, apresenta alto risco de rompimento.
Além de Pará de Minas, um eventual estouro afetaria as cidades de Pitangui, Onça de Pitangui, (especialmente o distrito de São João de Cima) e Conceição do Pará (nos povoados de Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima).
Leia Mais
Voluntário faz apelo para famílias deixarem casa: 'Pelo amor de Deus'Justiça ordena vistoria em barragem da CSN sob multa de R$ 1 milhão por diaBombeiros resgatam famílias ilhadas e distribuem alimentos e remédios'A gente largou tudo, eu prefiro a vida', diz vizinha da Usina do CariocaZema garante monitoramento da barragem em Pará de MinasEquipes vão analisar fratura em duto de barragem em Pará de MinasBarragem do Carioca: prefeito confirma inundação de partes mais baixas
Segundo o militar, aproximadamente 100 pessoas estão sendo evacuadas. Os habitantes que não podem recorrer a parentes e amigos para se abrigarem estão sendo acolhidos em dois pontos de apoio no distrito de Carioca - o centro de saúde e o salão da igreja Nossa Senhora de Lourdes. Oliveira diz que a prefeitura providenciou colchões, cobertores e alimentação aos desalojados.
A reportagem procurou representantes da Santanense, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.