Um fim de semana de muitas tragédias em Minas Gerais levou o governador Romeu Zema (Novo) a assinar um decreto de luto oficial de três dias. No documento, publicado neste domingo (9/1), o chefe do Executivo estadual declarou “sinal de pesar” às vítimas da tragédia em Capitólio e em respeito aos mineiros afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Leia Mais
Polícia identifica mais três das vítimas de Capitólio; faltam duasPedras rolam de barranco e Av. Antônio Carlos é parcialmente interditada Em Betim, parte de bairro continua alagada nesta segunda-feira (10/1)Carro é encontrado soterrado no Retiro do Chalé; família está desaparecidaCapitólio: última vítima da tragédia é identificada pela políciaDeslizamento de terra destrói casa e mata homem em CaratingaFamília que morreu em lancha era muito unida e costumava se divertir juntaVítimas da queda do paredão em Capitólio terão velório coletivo em MinasPolícia identifica piloto, a nona vítima do acidente em CapitólioLixo se acumula nas margens do rio em Santa LuziaLagoa Santa: registro mostra Rio das Velhas na altura da ponte de pedestresChuva: imagens de drone mostram destruição em Santa LuziaAlém disso, a chuva que atinge o estado tem provocado alagamentos em vários municípios. Ao menos 138 cidades de Minas Gerais decretaram situação de emergência, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (10/01) pela Defesa Civil estadual. Desde o início do período de chuva, 6 pessoas perderam a vida no estado.
Confira a nota oficial na íntegra:
“O governador Romeu Zema assinou decreto de luto oficial de três dias em todo o Estado de Minas Gerais, em sinal de pesar às vítimas da tragédia em Capitólio e em respeito aos mineiros afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias.
As forças de segurança do estado continuam trabalhando para conter os riscos e socorrer todas as cidades e vítimas das chuvas.”
Zema também instituiu o Comitê Gestor de Medidas de Prevenção e Enfrentamento das Consequências do Período Chuvoso. No documento, é definido como finalidade promover a coordenação das políticas públicas estaduais de segurança e assistência às vítimas, atendimento aos Municípios e manutenção e recuperação da infraestrutura.