Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ainda se recupera da chuva que atingiu a cidade na noite de sábado (8/1). Nesta segunda-feira (10/1), o município amanheceu com sinais dos estragos provocados pela inundação do Rio das Velhas.
Leia Mais
Sabará suspende transporte público após ser devastada por temporal'Mesma situação de 2020', diz morador de Sabará sobre as enchentes Retiro do Chalé: encontrado corpo de menina que viajava com famíliaEnchentes em MG: comerciantes que perderam tudo tentam dar a volta por cimaTrator retira lama de rua de Sabará e joga em rioPedra gigante se solta após chuvas no Cabana: 'A gente nem dorme de medo'BH: Acumulado de chuvas da Região Leste mais que dobra em apenas uma tardeVeja onde estão as 30 estradas com pontos totalmente bloqueados em MinasHomem morre soterrado e outro é arrastado pela correnteza em Minas'Parece coisa de filme', conta moradora de Betim após fortes chuvasNas imagens feitas pela reportagem do Estado de Minas, nesta manhã, é possível perceber que ainda há pontos de alagamento, no centro da cidade histórica, com muitas ruas ainda tomadas pela água.
Em alguns locais, porém, o nível do Rio das Velhas já baixou, mas as ruas estão cobertas de lama. Além disso, há muito lixo, troncos e galhos de árvores espalhados pelas vias.
A praça de esportes da cidade ficou completamente destruída pela chuva. A força da água derrubou o muro do local, que continua parcialmente alagado. A piscina foi tomada pela lama, assim como outras instalações do lugar.
Veja como ficou o local:
Prejuízos
Mais cedo, comerciantes e moradores faziam a limpeza de casas e lojas. Bernardino Calixto de Almeida, de 71 anos, ajudava a tirar a lama da loja do genro. "Todo ano que chove, temos esta situação que se repete e nós sempre temos que arcar com os prejuízos", relatou.
Segundo ele, o prejuízo só não foi maior porque eles colocaram muitas mercadorias em prateleiras mais altas. "Em 2020 esteve igual. Essa mesma situação. Situação difícil. A gente tá vendo o prejuízo e não pode socorrer nada", desabafou.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci