Jornal Estado de Minas

CRIATIVIDADE NA DIFICULDADE

Pacientes de diálise de cidades ilhadas são levados por veículo adaptado

Uma força-tarefa foi montada nesta segunda-feira (10/1) para transportar 33 pacientes que fazem hemodiálise e moram em cidades da Microrregião de Saúde de Betim que estão ilhadas em consequência das chuvas e de interdições de estradas. Os pacientes que necessitam desse tratamento foram transportados de helicóptero e até um carro adaptado para linha férrea foi utilizado.  
 
A logística foi montada no último fim de semana. Pacientes do município de Piedade dos Gerais foram transportados por meio de helicóptero. Já os de Brumadinho chegaram a Betim em veículos adaptados para linha férrea e jipes 4X4.





Os pacientes de Bonfim e de Juatuba, por sua vez, seguiram de carro por uma rota mais longa. Para que possam continuar o tratamento, até que a situação se regularize, eles ficarão alocados em hotéis de Betim.
 
Toda essa movimentação se faz necessária, pois os pacientes dialíticos precisam passar por hemodiálise dia sim, dia não, impreterivelmente, sob o risco de sofrer seríssimas complicações que podem colapsar o organismo e até mesmo de levá-los à morte.
 
Pacientes do município de Piedade dos Gerais, cidade ilhada pela chuva, foram transportados por meio de helicóptero até Betim (foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
 
 
Segundo o Diretor de Regulação de Betim, Cláudio Alves, é uma prioridade garantir o acesso desses pacientes ao tratamento, mesmo nessas condições adversas. "Esse pacientes não podem ficar sem o devido tratamento e por isso todo esse aparto da força tarefa foi montado para o transporte desses pacientes" afirmou Cláudio Alves. 
 
A secretaria de Saúde de Betim, em parceria como Hospital Evangélico - prestador da Linha de Cuidados em Nefrologia -, juntamente com o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, e com as secretarias municipais de Saúde e de Defesa Civil de Piedade dos Gerais, de Brumadinho, de Bonfim e de Juatuba, que organizou a "estratégia de guerra" para levar os pacientes até o Centro de Hemodiálise em Betim, onde esses pacientes recebem o tratamento regularmente.





audima