O prefeito Elias Diniz (PSD), de Pará de Minas, Região Centro-Oeste de Minas Gerais, gravou um vídeo falando sobre as providências tomadas pelo município para conter os estragos deixados pelas chuvas na região. “Seguimos em estado de alerta porque a barragem da Usina do Carioca ainda está comprometida”, informou.
Leia Mais
Pará de Minas: tensão e solidariedade em torno da Usina do CariocaZema garante monitoramento da barragem em Pará de MinasEquipes vão analisar fratura em duto de barragem em Pará de MinasBombeiros resgatam famílias ilhadas e distribuem alimentos e remédiosPolicia resgata pai e duas filhas que estavam ilhados em MinasDe acordo com o prefeito, foi recomendado que os moradores de Pará de Minas, Pitangui e Onça de Pitangui, que moram abaixo da Usina do Carioca, deixem as casas imediatamente, devido ao alto risco de rompimento da barragem.
Na tarde desta terça-feira (11/01), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) resgatou pai e as filhas, duas crianças, de 5 e 7 anos, na área rural em Onça do Pitangui. Eles foram levados ao aeroporto de Pará de Minas e depois para a delegacia, onde aguardam os familiares.
Ainda de acordo com o Elias Dias, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), a Defesa Civil de Pará de Minas e a ONG Anjos do Asfalto estão fazendo ação conjunta para resgatar as vítimas.
“Precisamos pontuar que toda Pará de Minas e região está em estado de alerta porque o solo está encharcado, ou seja, saturado. Por isso, temos possibilidade de diversas barreiras e árvores caírem. Pedimos atenção dobrada”, afirmou o prefeito.
No domingo (9/1), a prefeitura emitiu alerta máximo para os moradores do entorno da Usina Hidrelétrica do Carioca. Segundo o Executivo Municipal, a estrutura, situada no distrito de Carioca, apresenta alto risco de rompimento.