(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENCHENTE

Valadares suspende serviços essenciais e acumula 8 mil desalojados

A previsão é que o nível do Rio Doce chegue a 4,70 metros na madrugada, por volta das 2h30. Valadares tem 55 mil moradores em áreas ribeirinhas


11/01/2022 21:55 - atualizado 11/01/2022 22:16

Mulher carrega cachorro, alguns pertences e o celular na boca para se salvar de inundação no Bairro São Tarcísio
Mulher carrega cachorro, alguns pertences e o celular na boca para se salvar de inundação no Bairro São Tarcísio (foto: Juninho Nogueira/Divulgação)
Governador Valadares precisou suspender nesta terça-feira (11/1) serviços essenciais em áreas ribeirinhas, onde, principalmente aquelas à margem esquerda do Rio Doce, foram tomadas pela água. Já são 8 mil desalojados, segundo a Defesa Civil Municipal, de uma população total nessas áreas de 55 mil pessoas.
 
A Unidade de Saúde do Bairro São Pedro I, II e II foi alagada. As pessoas que precisarem de atendimento médico e vacinas, devem procurar outra UBS na região, de acordo com prefeitura.
 
O Centro de Controle de Zoonoses, localizado no Bairro Santos Dumont, vizinho ao São Pedro, também não está atendendo a população pelo mesmo motivo: foi tomado pelas águas. Alguns servidores da prefeitura também foram afastados do trabalho, por terem suas famílias morando em áreas alagadas e isso está causando entraves na prestação de serviços.
 
 
 
No início desta noite, a prefeitura suspendeu os exames psicológicos e a entrega dos documentos e exames complementares para os aprovados no concurso público municipal dar prosseguimento às etapas de contratação.
 
Homem resgata seu cachorro nas águas do Rio Doce no Bairro São Paulo
Homem resgata seu cachorro nas águas do Rio Doce no Bairro São Paulo (foto: Douglas Ribeiro/Divulgação)
 
 
A prefeitura informou que assim que as águas do Rio Doce baixarem e a situação se normalizar, novas informações sobre a continuidade das etapas finais do concurso serão liberadas nos canais oficiais. 
 

Mas o Rio Doce deve subir... 

 
A previsão da Defesa Civil local é que o nível do Rio Doce suba durante a madrugada para 4,70 metros, conforme boletim divulgado às 21h. Ao longo do dia, houve diferença entre os índices divulgados e constatados. Foi previsto que, às 11h, o nível do rio poderia atingir 4,50 metros. A medição na régua do SAAE, no entanto, deu 4,15 metros.
 
À tarde, a previsão era que, às 21h desta terça-feira, o nível chegaria a 4,75 metros. Mais uma vez, constatou-se uma diferença para menos e o nível das águas chegou a 4,34 metros. 
 
Militares do Corpo de Bombeiros resgatam duas mulheres no Bairro São Pedro, próximo à Avenida Moacir Paleta
Militares do Corpo de Bombeiros resgatam duas mulheres no Bairro São Pedro, próximo à Avenida Moacir Paleta (foto: Tim Filho)
 

Operação de resgate

 
Durante toda a terça-feira, os militares do Corpo de Bombeiros fizeram diversos resgates em vários pontos dos bairros ribeirinhos. À tarde, os bombeiros estavam na Avenida Moacir Paleta, no Bairro São Pedro, resgatando várias pessoas que estavam presas em casa, geralmente idosos.
 
O comando do Corpo de Bombeiros e a da Polícia Militar pediram que as pessoas que moram em áreas ribeirinhas, e que estão vendo a água chegar, não fiquem em casa, colocando a vida em risco. O pedido foi feito em razão da demanda por resgastes, que aumentou muito nesta terça-feira.
 
O prefeito de Valadares, André Merlo, alerta as pessoas desde domingo (9/1) e oferece caminhões e pessoal especializado para auxiliar nas mudanças. “Vamos tomar cuidado, às vezes as pessoas não acreditam, mas nós temos as informações oficiais, da nossa Defesa Civil, que está ligada à Defesa Civil estadual e à CPRM”, disse o prefeito hoje. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)