As vítimas das fortes chuvas que atingiram Coronel Fabriciano desde a sexta-feira (7/1) estão precisando de ajuda. Além das chuvas, as pessoas que estão nos abrigos sofreram com a cheia do Rio Piracicaba.
Na última atualização sobre a população atingida, divulgada na terça-feira (11/1), 176 famílias foram afetadas pelas águas, totalizando 534 pessoas desalojadas. Os números foram apurados pelo pessoal técnico do Comitê de Crise criado pela Prefeitura de Coronel Fabriciano.
Todas essas pessoas estão sendo atendidas de forma integral pela prefeitura, com serviços de acolhimento, cadastro e levantamento das demandas, alimentação, guarda de pertences e abrigo, para quem necessitar. Na cidade, foram montados três pontos de apoio.
Com o fim das chuvas e o nível do Rio Piracicaba baixando, nos próximos dias todas essas pessoas voltarão para as suas casas e continuarão precisando de ajuda, que já está sendo organizada por entidades de classe, igrejas, grupos de amigos e empresários.
Na cidade, vários pontos de coleta de donativos já estão preparados para receber os itens mais necessários nesse momento: materiais de limpeza (rodos, vassouras, água sanitária, sabão), de higiene pessoal (sabonete, papel higiênico, fraldas descartáveis) e roupas de cama (lençóis, fronhas).
Algumas entidades também fazem campanha para arrecadar alimentos não perecíveis, demais itens e valores em dinheiro para suprir outras demandas das famílias afetadas.
Pontos de arrecadação de donativos
Sede da Acicel-CDL
Rua José Anastácio França, 78, Centro.
Atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
Para doações em dinheiro (PIX), dúvidas ou agendar a coleta de itens, ligue (31) 9.7524-3594.
Sede do 5º Pelotão de Bombeiros Militar:
Avenida Tancredo Neves, 4575, Caladinho.
Diocese Itabira-Fabriciano
Paróquia Santo Antônio (Melo Viana) e Igreja Bom Pastor (Giovannini).
Colégio João Calvino
Avenida Acesita (Nazaré)
Igreja Batista Nacional:
Rua Araruama, 372 (Giovanini)
1ª Igreja Presbiteriana:
Rua Presbiteriana, 182 (Nazaré)