Com a volta do sol e as horas sem chuva, os moradores do bairro Honório Bicalho, em Nova Lima, na Grande BH, começaram a limpar suas casas depois da enchente. O nível do Rio das Velhas chegou a subir mais de dois metros nas chuvas do fim de semana.
Leia Mais
Sobe para 24 o número de mortos no período chuvoso em MinasPopulação atingida pelas chuvas em Fabriciano aguarda chegada de doaçõesBombeiros procuram homem que desapareceu após nadar na Lagoa da PampulhaNova Lima detalha programa de ajuda aos atingidos pelas chuvasRaposos: enchentes deixam casas com até 2 metros de lama Duro recomeço: Famílias desalojadas começam voltar para casa em Fabriciano51 famílias ficam desabrigadas em Patos de Minas por conta das chuvasSetor de eventos promete processar Uberaba se decreto não for revogadoComerciantes e moradores tentam calcular o prejuízo causado pela enchente. Lucas Alexandre, de 32 anos, precisou descartar pelo menos 50 litros de açaí de sua loja. “Ainda não contabilizei tudo, mas perdi todos os equipamentos da lanchonete”, disse ele.
A dona de casa Márcia Belicio, de 48 anos, está tirando lama de dentro de casa e procurando um de seus gatos, que se perdeu durante as chuvas. “Meu esposo viu o meu gatinho. Ele deve estar escondido, ele é espertinho. Vi muitos animais perdidos, no meio da rua.”
A salgadeira Adriana Gonçalves, de 43 anos, perdeu todas as roupas e móveis com a enchente. “Só sobrou o que colocamos mais no alto”, disse ela. Adriana ainda não conseguiu voltar para casa porque a força da água derrubou as janelas e portas. “Não tem como eu voltar para cá”, afirmou.
Adriana saiu de casa no sábado (08/01) e saiu de casa às 18 horas. “Ninguém avisou nada. Defesa Civil não avisou nada. A água subiu de uma vez. Não deu tempo de tirar nada”, falou. Até agora, a salgadeira só recebeu ajuda de uma prestadora de limpeza urbana. “Até mesmo ferramentas de limpeza foram doados por meus amigos, que também tiveram prejuízos”.
A Prefeitura de Nova Lima enviou tratores para ajudar na limpeza das ruas. Além disso, as forças de segurança, a população e voluntários estão ajudando nas regiões mais afetadas. Funcionários da prefeitura estão no local realizando cadastro para levantar as demandas das famílias.
Os animais estão sendo resgatados por meio da parceria entre a prefeitura, o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) e o petshop “Do Bem Pet”. Após realização de triagem, os animais resgatados serão devolvidos a seus tutores.