(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Vale do Aço

Duro recomeço: Famílias desalojadas começam voltar para casa em Fabriciano

Com a trégua da chuva, o nível do Rio Piracicaba tem baixado e algumas famílias já estão sendo liberadas para retornarem aos seus lares


12/01/2022 14:11 - atualizado 12/01/2022 14:27

moradora, na porta de sua residência, recebe representantes da prefeitura
Estão sendo liberadas apenas as residências que estão seguras (foto: PMCF/divulgação)
Em Coronel Fabriciano, algumas das famílias que ficaram desalojadas por conta das fortes chuvas começaram a retornar para casa nesta quarta-feira (12/1). O nível do Rio Piracicaba, que passa pela cidade, tem baixado, mas apenas são liberadas as residências que estão seguras. 
 
Segundo a prefeitura, técnicos da Defesa Civil e da Secretaria de Governança de Obras realizam a vistoria dos imóveis afetados. O objetivo é avaliar danos e se há condições para o retorno das famílias. O trabalho teve iníco pelo Bairro Manoel Domingos.
 
Para as famílias que estão sendo liberadas, a Assistência Social tem distribuído kits de materiais de limpeza, higiene pessoal e água potável. O setor de Obras segue com o reforço na limpeza das vias e faz a coleta de móveis, eletrodomésticos, colchões e materiais perdidos na enchente.
 
De acordo com levantamento divulgado pela prefeitura, 184 famílias (um total de 534 pessoas) foram diretamente afetadas pelas fortes chuvas no último final de semana. O município decretou situação de emergência na última segunda-feira (10/01).
 
Nível do Rio Piracicaba 
 
Conforme dados emitidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o nível do Rio Piracicaba em Fabriciano ainda encontra-se em cota de inundação. A última medição feita na manhã de hoje, por volta das 9h30, foi de 7,11 metros.

A previsão é de que, caso não haja um grande volume de chuva, o nível do rio baixe ainda mais no decorrer do dia. A Prefeitura continua em alerta e reforça para que as famílias ribeirinhas sigam as orientações.
 
Em caso de ocorrências envolvendo alagamentos ou deslizamentos, o cidadão deve acionar o Corpo de Bombeiros, 193; Defesa Civil, 3406-7352; Polícia Militar, 190. 
 
Doações 
 
Para possibilitar que as famílias atingidas retornem às suas moradias com segurança e dignidade, os itens mais demandados são materiais de limpeza, de higiene pessoal e roupas de cama. 
 
Confira os pontos de arrecadação:
 
Sede da Acicel-CDL
José Anastácio França, 78, Centro.
Atendimento de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
Para doações em dinheiro (PIX), dúvidas ou agendar a coleta de itens, ligue (31) 9.7524-3594.
 
Sede do 5º Pelotão de Bombeiros Militar
Avenida Tancredo Neves, 4575, Caladinho.
 
Diocese Itabira-Fabriciano
Paróquia Santo Antônio (Melo Viana) e Igreja Bom Pastor (Giovannini).
 
Colégio João Calvino
Avenida Acesita, (Nazaré)
 
Igreja Batista Nacional
Rua Araruama, 372 (Giovanini)
 
1ª Igreja Presbiteriana
Rua Presbiteriana, 182 (Nazaré)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)