O Parque Estadual de Ibitipoca, em Lima Duarte, na Zona da Mata, suspendeu as visitas em cavernas do ponto turístico. A coordenação explicou que há o risco de queda de rochas em razão das fortes chuvas em Minas Gerais e, por isso, esses passeios devem ser evitados.
A gestão conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e espeleólogos da Unidade de Conservação. "O motivo da suspensão das visitadas nas caverna é a saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos", detalha a Secretaria de Meio Ambiente. (Leia a nota completa no fim da matéria)
A decisão veio após a tragédia em Capitólio, no Sudoeste de Minas, no último sábado (8/1), quando uma rocha atingiu uma lancha no Lago de Furnas, deixando 10 mortos.
Além disso, em nota no site oficial do parque, a população foi instruída a não se aproximar dos paredões rochosos.
Leia Mais
Sobe para 24 o número de mortos no período chuvoso em MinasPolicia resgata pai e duas filhas que estavam ilhados em MinasDeslizamento mata homem e Ouro Preto decreta situação de emergênciaParque Estadual do Ibitipoca: moradores protestam contra privatização Flexibilização de normas agrava risco ao rico acervo de cavernas de PainsFoto viral de 2012 mostra fissura em cânion em Capitólio (MG), mas não na rocha que desabouCidades pedem socorro ao governo após tragédia com rocha em CapitólioConforme a Secretaria de Meio Ambiente, ainda não há uma data concreta para a reabertura das cavernas. "A reabertura do espaço será condicionada à uma avaliação, que será feita após pelo menos sete dias de estiagem. Todos os locais estão sendo sinalizados por funcionários do Parque, para que os visitantes tenham uma experiência confortável e segura.
Tradicional ponto de passeio em Minas, o Parque Estadual da Ibitipoca é conhecido por visitações a cavernas, cachoeiras, grutas e mirantes. Para conhecer os trajetos, o interessado deve acessar o site do Parque.
Nota da Secretaria de Meio Ambiente
"A gestão do Parque Estadual do Ibitipoca decidiu pela suspensão da visitação nas cavernas de forma preventiva. A decisão foi tomada em conjunto com espeleólogos que estão em permanente trabalho na Unidade de Conservação.
O motivo da ação é a saturação do solo causada pelas chuvas de longo período, que podem aumentar o risco de queda e desplacamento de blocos rochosos.
A reabertura do espaço será condicionada à uma avaliação, que será feita após pelo menos sete dias de estiagem. Todos os locais estão sendo sinalizados por funcionários do Parque, para que os visitantes tenham uma experiência confortável e segura.
Cabe ressaltar que o Parque está funcionando normalmente, com visitas condicionadas ao agendamento por meio do site: www.parqueibitipoca.eco.br"