As cidades mineiras afetadas pelas chuvas já podem solicitar auxílio do Governo de Minas. As prefeituras devem preencher um formulário on-line disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde. Feito isso, o Estado poderá atuar via Unidades Regionais de Saúde (URS). Até o momento, foram contabilizados 341 municípios em estado de emergência neste período chuvoso.
Leia Mais
Chuvas: bombeiros resgatam mulher ilhada que precisava de médico Chuvas e buracos: BR-262, entre Uberaba e Araxá, vive estado de alertaRaposos: enchentes deixam casas com até 2 metros de lama Vídeo flagra dificuldade em resgatar pessoas ilhadas após chuvas em MinasBH tem mais de 500 chamados em aberto, diz subsecretário da Defesa CivilFerragens do carro de família soterrada em MG são retiradas de condomínioKalil cobra ajuda de Bolsonaro a Minas: 'Ele é muito amigo do governador'Prefeituras da Grande BH se irritam com Zema por postura diante de chuvas
"A ideia é que o município preencha esse registro toda vez que tiver um evento desses e possamos identificar os riscos à saúde humana, como a necessidade de transferência de pacientes acamados, unidades de saúde comprometidas, identificar casos ou surtos de determinada doenças e a perda de medicamentos", disse a Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental da SES-MG, Bruna Tourinho.
O Governo de Minas também disponibilizou atendimento no plantão telefônico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-Minas), que pode ser acionado pelas regionais e cidades. Ao receber as notificações, a Secretaria de Estado de Saúde inicia os preparativos para enviar kits de medicamentos e insumos médicos e hipoclorito de sódio a 2,5%, para o tratamento da água para consumo humano.
Está disponível para a população o site www.saude.mg.gov.br/alertachuva com orientações para solucionar problemas decorrentes deste período chuvoso. Lá, por exemplo, é possível obter recomendações para limpar adequadamente caixas d'água e residências inundadas, além de identificar os sintomas de doenças provocadas pelas águas contaminadas e os cuidados para evitar a presença de animais peçonhentos.