O Hemocentro Regional de Uberaba atravessa situação considerada crítica devido ao baixo estoque de sangue - um dos tipos sanguíneos, AB-, não tem uma bolsa disponível sequer. Dado o cenário, o poder público local faz apelo à população e o Corpo de Bombeiros iniciou uma campanha nessa terça (11/1): #TodosJuntosSalvandoVidas.
Segundo o Hemocentro Regional Uberaba, as situações consideradas críticas do estoque de sangue estão relacionadas aos seguintes tipos sanguíneos: O+, O-, A-, B+, B- e AB-.
Confira como está o estoque de cada tipo sanguíneo:
- O+ : 29,7% (25 de 84 bolsas necessárias)
- O- : 23,8% (5 de 21)
- A- : 41,6% (5 de 12)
- B+ : 60% (9 de 15)
- B- : 33% (1 de 3)
- AB- : 0% (0 de 3)
Vale lembrar que o Hemocentro atende, além da própria Uberaba, outras 26 cidades da região.
Ainda conforme o Hemocentro Uberaba, diante da crítica situação, não há a necessidade de agendamento para doação de sangue. Basta comparecer à sede, localizada na Avenida Getúlio Guaritá, 250, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 ou das 13h30 às 17h30; e aos sábados, entre 7 e 11h.
#TodosJuntosSalvandoVidas
Dezenas de bombeiros do batalhão da maior cidade do sul do Triângulo Mineiro compareceram ao Hemocentro Uberaba para doação de sangue.
“A campanha segue até o dia 21 de janeiro e vários outros bombeiros estarão fazendo sua parte nessa missão”, destaca nota da assessoria de imprensa do 8º BBM, que ressaltou também que o intuito da ação é 'convocar' todos aqueles que estão em condições propícias a doação para comparecer e realizar esse gesto que salva vidas.
“Os militares do 8ºBBM convidam a população a comparecer e ajudar a todos pacientes que necessitam de transfusão sanguínea e contam com o apoio do Hemocentro de Uberaba que enfrenta um momento delicado, com baixa nas doações, devido ao aumento da circulação de vírus de síndromes gripais e da COVID-19”, finaliza o comunicado dos bombeiros.