As chuvas na Região Metropolitana de Belo Horizonte deixaram muita gente desabrigada e ilhada. Com as enchentes, muitos animais foram abandonados ou acabaram se perdendo do dono. No bairro Honório Bicalho, em Nova Lima, é comum encontrar cachorros perdidos no meio da rua.
A dona de casa Márcia Belicio, de 48 anos, está tentando tirar a lama de sua casa e encontrar um de seus gatos, que fugiu durante a chuva do final de semana. “Meu esposo viu o meu gatinho. Ele deve estar escondido, ele é espertinho.”, disse ela.
Márcia afirmou que é assustador o número de cachorros e gatos perdidos na rua. “Vi muitos animais perdidos”. Sempre que encontra um bichinho sozinho, a dona de casa faz questão de parar e acariciar o animal.
A cadela da salgadeira Adriana Gonçalves, de 43 anos, só sobreviveu porque ficou na parte alta da casa. Mesmo assim, o cachorro ficou quatro dias ilhado, esperando o nível da água baixar. “A água subiu de uma vez. Quando assustei, já estava batendo na minha cintura. Sai de casa correndo”.
A prefeitura de Nova Lima divulgou uma parceria entre o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), a ONG “Do Bem Pet” e a prefeitura para atuar no resgate de animais perdidos e/ou abandonados. Após realização de triagem, os animais resgatados serão devolvidos a seus tutores.
Pelo Instagram, a ONG Do Bem Pet informou que os tutores direcionados para abrigos da prefeitura podem levar os animais domésticos para os alojamentos. “É indicada a soltura somente de galinhas, porcos e cavalos. Posteriormente, a GRAND fará a varredura e resgatá-los, dessa forma, garantindo a segurança”.
Além disso, a ONG está distribuindo ração para tutores que precisarem. “Já conseguimos arrecadar muitos itens para a manutenção dos animais”. Agora, a Do Bem Pet pede doação de jornal, papelão, pano de chão e cobertores para os animais.
As doações podem ser entregues em todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, nas delegacias da Polícia Civil e em um posto de coleta do Serviço Social Autônomo (Servas), na Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários, Belo Horizonte.
Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (31) 3349-2400.