Nenhum morador de Ouro Preto, na Região Central do estado, ficou ferido no deslizamento de terra do Morro da Forca que atingiu dois casarões históricos, na manhã desta quinta-feira (13/1). “Estamos em segurança na comunidade”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, em vídeo no stories do Instagram da prefeitura. (Veja o vídeo completo no fim da matéria)
Leia Mais
BH-Ouro Preto: crateras no asfalto interditam dois sentidos da BR-356'Barulho ensurdecedor', diz moradora de Ouro Preto sobre desabamentoDeslizamento de terra destrói imóveis históricos em Ouro PretoOuro Preto: local onde ficavam casarões destruídos tem risco desde 1979Chuvas deixam 375 municípios em situação de emergência em MinasLeia Mais
BH-Ouro Preto: crateras no asfalto interditam dois sentidos da BR-356'Barulho ensurdecedor', diz moradora de Ouro Preto sobre desabamentoDeslizamento de terra destrói imóveis históricos em Ouro PretoOuro Preto: local onde ficavam casarões destruídos tem risco desde 1979Chuvas deixam 375 municípios em situação de emergência em MinasLeia o depoimento:'Barulho ensurdecedor', diz moradora de Ouro Preto sobre desabamento
Oswaldo reforça que as casas que foram atingidas pelo deslizamento estão isoladas há mais de 10 anos. Na última quarta-feira (12/1), a Defesa Civil aumentou a área de isolamento em volta das casas para proteger a população de Ouro Preto.
Segundo o prefeito, o próximo passo é desenvolver um projeto seguro para retirar os resíduos do deslizamento. “Segundo os geólogos, esse material não pode ser retirado de um momento para o outro sem um projeto de segurança. Se não, pode descer mais material ainda, pode ter mais deslizamento ainda e nós não queremos abalar o Morro da Força”, explica.
Outra medida é a abertura de uma passagem entre a Praça da Estação e a Praça da Prefeitura para moradores andarem no centro da cidade. Os veículos ainda podem transitar na área.
Veja as ruas interditadas:
Ouro Preto é um dos 374 municípios em situação de emergência por conta das chuvas em Minas Gerais, segundo o boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). No último dia 8, um homem de 55 anos morreu na cidade após a casa dele ser atingida por um deslizamento de terra no Bairro Santa Cruz. O número de mortos durante o período chuvoso no estado já chega a 25.