A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que já são 374 municípios mineiros em situação de emergência devido às intensas chuvas das últimas semanas. Nesta quinta-feira (13/1), o número de mortos em consequência do período chuvoso chegou a 25, um a mais do que o registrado nessa quarta-feira (12/1).
Leia Mais
Simone: 'Por que temos camisinhas disponíveis, mas não temos absorventes?'Homem cai de cavalo em açude e morre afogado em Patos de MinasDeslizamento em Outro Preto: 'Estamos em segurança', diz prefeitoSobe para 25 o número de mortos por causa das chuvas em MinasVeja onde estão os 120 pontos de interdição nas estradas de Minas GeraisVazamento de gás assusta moradores no bairro Funcionários, em BHApós estragos provocados pelas chuvas, Nova Lima recebe doaçõesDesde o início do período chuvoso, mais de 4 mil pessoas estão desabrigadas e 26 mil desalojadas.
Até o momento, mais de 36 mil itens de ajuda humanitária foram entregues aos municípios para assistência à população nas regiões atingidas, sendo 11.820 cestas básicas, 4.157 colchões, 10.125 kits limpeza e 10.555 kits de higiene.
As chuvas em Minas Gerais vem deixando municípios inteiros isolados. Em algumas regiões, a lama tomou casas, ruas, pontes e deixou vítimas.
Em alerta, a Defesa Civil diz que o atual cenário necessita de maior atenção da população para identificar os riscos do período chuvoso.
"A orientação é para que as pessoas que moram perto de encostas e rios fiquem atentas aos deslocamentos de massas e ao aparecimento de rachaduras. O mais importante é preservar a vida", orientou o órgão.
"A orientação é para que as pessoas que moram perto de encostas e rios fiquem atentas aos deslocamentos de massas e ao aparecimento de rachaduras. O mais importante é preservar a vida", orientou o órgão.
Como ajudar?
As doações para as cidades que sofrem com as chuvas serão coordenadas pela Sedese, um dos órgãos que apoiam o Serviço Social Autônomo (Servas).Os principais itens demandados são: água potável, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal, roupa de cama e banho, colchões e cobertores.
As doações podem ser entregues diretamente na sede da instituição, na Avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Os donativos também podem ser entregues na rede de supermercados Verdemar, no BH Shopping, Shopping Diamond Mall e Shopping Pátio Savassi, em todos os batalhões, quartéis e bases comunitárias de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Delegacias de Polícia Civil de Minas Gerais. A entidade também recebe doações em dinheiro.
Mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais da instituição, no site www.servas.org.br ou pelo telefone (31) 3349-2400.